Comer maçã a noite faz mal, ou isso é apenas mito? Descubra a verdade

A princípio, é muito comum sentir fome durante a noite, ou ao menos uma vontade de fazer um lanchinho. O problema é que esse hábito pode ser mais prejudicial para a nossa saúde do que pensamos, visto que alguns alimentos, quando consumidos a noite, fazem muito mal para o organismo. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se comer maçã a noite faz mal, ou se isso é apenas mito.

De antemão, a maçã costuma ser uma fruta bastante inofensiva para o nossa corpo. Além de saborosa, ela é bastante simples, e sem deixar de oferecer muitos nutrientes. Mas até as frutas e vegetais mais saudáveis podem se tornar prejudiciais para a saúde se não soubermos como consumi-los corretamente.

Por que comer a noite é um hábito ruim?

Primeiramente, quando dizemos que comer a noite é um hábito ruim, obviamente não estamos falando do jantar. Ele é uma refeição necessária para suprir as necessidades nutricionais e energéticas do nosso corpo. O problema é quando alguém resolve comer pouco antes de ir dormir, ou durante a madrugada. Nesses casos, o nosso organismo como um todo acaba sendo afetado.

Sobre esse assunto, precisamos ter em mente que, com a chegada da noite, o nosso corpo realiza diversos processos para poder se preparar para ir dormir. Muitos desses processos se consistem em diminuir ou desacelerar as atividades do nosso organismo, o que inclui o sistema digestivo.

Durante a noite, nosso estômago e intestino se preparam para descansar e pausar as suas atividades. Portanto, quando comemos algo de madrugada ou antes de ir dormir, estamos fornecendo alimento para o sistema digestivo em um momento em que ele não estava preparado para isso. Consequentemente, o processo de digestão não funciona da forma que deveria, podendo levar a dores, desconfortos e problemas gastrointestinais.

Leia mais: Coma uma maçã por dia e aproveite esses 8 benefícios incríveis

Então comer maçã a noite faz mal?

Felizmente, existem alguns alimentos que acabam não sendo tão agressivos para o sistema digestivo durante a noite, e a maçã é um excelente exemplo. Ela é uma fruta rica em fibras, composto que atua a favor do funcionamento intestinal, e garante uma maior sensação de saciedade. Só com base nesse aspecto, já não dá mais para afirmar que comer maçã a noite faz mal. Mas por incrível que pareça, ela ainda apresenta alguns outros benefícios.

No caso, a maça pode aumentar a qualidade do nossos sono, graças a sua capacidade de regular alguns hormônios. Ademais, ela também promove uma desintoxicação do aparato digestivo. Ou seja, se você sente fome a noite, ela pode ser um lanche quase perfeito. Porém, é preciso salientar que em quantidades muito grandes, comer maçã a noite faz mal sim, pois pode sobrecarregar a função dos órgãos digestivos.

Dê prioridade pelos alimentos que são mais leves e nutritivos

Se você tem o hábito de comer durante a noite ou de madrugada, o ideal é que você tente ir reduzindo ele aos poucos, controlando melhor sua alimentação. Mas se para você, um lanchinho antes de ir dormir é indispensável, aposte em frutas, vegetais e alimentos naturais ricos em fibras e de fácil digestão. E logicamente, evite alimentos que forem gordurosos, salgados, açucarados, ou que possam pesar no estômago de alguma forma.

Leia mais: Carambola faz mal para os rins? Conheça seus malefícios à saúde

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915