Grávida pode trabalhar quantas horas por dia? Saiba seus direitos

Grávida pode trabalhar quantas horas por dia? A maternidade gera uma série de direitos para as trabalhadoras, especialmente para que haja a proteção do nascituro e da gestante durante a gestação. Confira como fica o horário de trabalho durante este período, aqui no SaúdeLab.

Quantas horas por dia a grávida pode trabalhar?

O horário de trabalho da gestante não muda por causa da gravidez. Ou seja, ela continua com o dever de iniciar e encerrar o expediente conforme os horários determinados no contrato de trabalho.

Portanto, se o contrato determinar uma jornada diária de 8 horas, então a grávida pode trabalhar por 8 horas por dia. A mesma coisa acontece em outros tipos de jornada, como de 6 horas diárias ou dentro da escala 12 por 36.

Veja mais: Como dar entrada no auxílio maternidade pela internet: passo a passo simples e sem mistério

Gestante tem direito a se ausentar para consultas e exames

Embora o número de horas por dia que a grávida pode trabalhar não se altere por causa da gestação, a gestante pode se ausentar para participar de consultas e exames decorrentes do pré-natal.

Segundo a lei, a gestante tem direito a pelo menos 6 ausências para consultas e exames complementares. Contudo, é importante ressaltar que ela pode faltar quantas vezes forem necessárias. Basta, em todas elas, apresentar atestado médico que comprove o motivo da ausência no trabalho (seja ela integral ou apenas por algumas horas). Desse modo, a ausência não gera descontos salariais.

Outros direitos das gestantes

O número de horas por dia que a grávida pode trabalhar não muda por causa da gestação. Porém, existem outros direitos resguardados às gestantes. Veja alguns deles.

Estabilidade no emprego

A empregada gestante não pode sofrer dispensa sem justa causa. Além disso, caso ela seja dispensada durante a gestação, pode requerer a reintegração ao emprego. Aliás, isso é possível mesmo que o empregador ou que a própria empregada desconheça a gravidez no momento da dispensa.

Mudança de função

Trabalhadoras que exercerem funções em qualquer grau de insalubridade podem solicitar a mudança de cargo durante a gestação e a época de amamentação. Isso ocorre sem prejuízo ao recebimento do adicional de insalubridade.

Licença maternidade

A grávida pode trabalhar o mesmo número de horas que trabalhava antes da gestação, durante a gravidez. Porém, ao final dela, tem o direito a 120 dias de afastamento por licença maternidade.

A licença pode iniciar em até 28 dias antes do parto. Além disso, ela pode ser de até 180 dias, caso o empregador seja inscrito no Empresa Cidadã. Durante todo o período a estabilidade se aplica.

Por fim, leia também: Período de graça INSS: saiba como funciona e quem tem direito

Compartilhe seu amor
Ana Cristina Follmann
Ana Cristina Follmann

Assim como Caetano Veloso, sou uma otimista por determinação. Formada em Direito pela UFPR, produtora de conteúdo desde 2018.

Artigos: 80