Hepatite Fulminante: mulher tem complicações graves ao tomar chá emagrecedor

Ele consumiu chá em cápsulas que mistura 50 ervas diferentes

Estamos no início do ano, e muita gente faz promessas para emagrecer. Contudo, muita gente acaba recorrendo a alternativas não recomendadas pelos médicos. Como o famoso chá emagrecedor, que causou a morte de uma enfermeira em São Paulo no ano passado de hepatite fulminante devido ao uso. Deste modo, o blog SaúdeLab explica porque o composto de chá é perigoso.

Saiba os perigos de cápsulas de chá emagrecedor

No início do ano passado, a enfermeira Mara Abreu com desejo de emagrecer recorreu a cápsulas de um chá emagrecedor. Entretanto, ao tomar ela teve complicações e teve que fazer um transplante de fígado, devido uma hepatite fulminante.

As suspeitas dos médicos para a doença era por conta do consumo de um chá em cápsulas que misturava 50 ervas diferentes. Na ocasião, a Anvisa emitiu uma nota alertando sobre o uso destes produtos com a marca “50 Ervas Emagrecedores”. Eles estão proibidos no Brasil, desde 2020.

Este chá emagrecedor promete fins milagrosos, onde a pessoa conseguirá perder peso de forma rápida e sem esforço. Entretanto, precisamos entender que não existe emagrecimento saudável sem esforço, principalmente quando devemos também pensar em nossa saúde.

A princípio, o chá emagrecedor consumido pela enfermeira continha várias ervas conhecidas por serem hepatotóxicas, como chá verde e carqueja. Apesar disso, a cirurgiã Liliana Ducatti Lopes, que atendeu Mara, explicou que dentro da literatura existem muitos casos e relatos de casos de hepatite fulminante por uso de chá verde.

Todavia, o problema não está nas ervas, mas no excesso. Saiba que mesmo sendo um composto natural a fórmula torna-se perigosa para o organismo. Devido a mistura de algumas ervas podem ser tóxicas, pois não se sabe o que há dentro das embalagens. Visto que não há segurança em relação à quantidade ingerida de cada uma das ervas contidas nas cápsulas.

Veja também: Chá para menopausa: conheça as 5 melhores opções para ter bem-estar

Cuidado

Entenda que o chá emagrecedor em cápsula tem entre 30 e 50 ervas, ou seja, são muitas substâncias que têm às vezes a mesma função. Deste modo, o fígado e rins poderão ficar sobrecarregados na tentativa de tentar absorver estes nutrientes.

Além disso, a nutricionista Thaís Brito, falou ao portal Metrópoles na época que a fórmula do chá emagrecedor continha sene, uma substância laxante. A princípio, quando você usa ela de forma indiscriminada pode levar a pessoa a apresentar desidratação, perda de nutrientes, desequilíbrio hidreletrolítico e problemas cardíacos.

Como falamos anteriormente, o chá verde é uma folha que realmente traz vários benefícios para saúde, desde que não consuma em excesso. Pois, ela pode causar problemas como alterar o ritmo cardíaco, e não deve ser consumida por quem tem problemas renais e ansiedade.

Emagrecimento sem esforço não existe

Finalmente, diante dos fatos apresentados sobre o chá emagrecedor, entenda definitivamente que a melhor maneira de emagrecer é procurar orientação médica. Fuja de tudo que pareça fácil e milagroso, pois estas fórmulas rápidas vão trazer consequências para sua saúde.

Para emagrecer é preciso uma dieta adequada para você, o seu organismo é único, ele não é igual ao do outro. Por isso, a nossa recomendação é procurar um médico ou nutricionista para avaliar o seu caso e emagreça com saúde.

Leia também: Você sabe fazer chá? Saiba que cada planta tem seu jeito certo de fazer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação