Hidroclorotiazida faz mal para os rins? Entenda seus verdadeiros efeitos da Clorana

Conheça os efeitos que a hidroclorotiazida possui na saúde do nosso organismo

Você já ouviu falar ou até já faz uso da hidroclorotiazida? Ela é um medicamente muito empregado, e que está no mercado farmacêutico à um bom tempo, aliás, o nome comercial mais famosa é a Clorana. Mas assim como todo remédio, é importante compreender os seus efeitos no nosso organismo antes de realmente usá-lo. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e saiba se é verdade que a hidroclorotiazida faz mal para os rins.

A princípio, como os rins são órgãos responsáveis por filtrar o nosso sangue, eles acabam sendo bastante sensíveis à muitas das substâncias que introduzimos no organismo. Isso gera uma necessidade de criarmos atenção com a nossa alimentação, e o com os medicamentos que usamos, já que a composição deles pode ser agressiva para a saúde dos rins, ou sobrecarregar a função dele.

Características e efeitos da hidroclorotiazida

De maneira geral, esse medicamento é empregado como um diurético. Essa ação é responsável por aumentar a produção de urina, de forma a estimular os rins excretar o sódio e água que estão em excessos no corpo. Por isso muitos questionam se a hidroclorotiazida faz mal para os rins ou não.

Agora em relação ao seu uso, por ser um medicamento diurético, ele só pode ser empregado sob orientação e recomendação médica. Ademais, também é necessário ter moderação e atenção com a ingestão. Dito isso, veja a seguir algumas das condições que a hidroclorotiazida pode combater:

  • Cirrose
  • Hipertensão
  • Inchaços generalizados no corpo
  • Inchaços associados com problemas renais ou insuficiência cardíaca
  • Inchaço causado por uso de estrógeno ou corticoides

Leia mais: Losartana faz mal para o fígado? Entenda os possíveis efeitos colaterais

Mas a hidroclorotiazida faz mal para os rins?

Tendo em mente que o medicamento afeta o funcionamento do órgão, faz todo sentido suspeitar que a hidroclorotiazida faz mal para os rins. Mas felizmente, na prática, a ação diurética de quase qualquer medicamento, e até de alimentos, dificilmente representa um risco para o órgão. Ou seja, no aspecto geral, não há como afirmar que a hidroclorotiazida faz mal para os rins de fato.

Por outro lado, o mesmo não pode ser dito para pessoas que sofrem de algum problema renal. Nesses casos, quando a condição é grave, a hidroclorotiazida pode elevar os níveis de nitrogênio da ureia e os níveis de creatinina. Isso não representa necessariamente um problema grande de saúde, mas não deixa de ser uma anormalidade bioquímica no nosso organismo. Logo, reforçamos a importância de se consumir o medicamento sob supervisão médica.

Quais são as principais contraindicações da hidroclorotiazida?

Conforme fora dito, quando há um problema renal, hidroclorotiazida faz mal para os rins em alguns casos. Contudo, pessoas que sofrem de doenças crônicas, como a gota ou a diabetes, ou que possuem alguma complicação hepática também precisam evitar o uso do medicamento. O mesmo vale para gestantes e lactantes, e para crianças .

Leia mais: Orlistat faz mal para o fígado? Saiba agora seus efeitos no órgão

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação