Como lidar com a hipoglicemia? Confira orientações importantes

Este sintoma jamais deve ser ignorado.

A hipoglicemia pode causar sintomas como tontura, sudorese, fraqueza, confusão, irritabilidade e até desmaios. Além disso, pode levar a complicações graves, como convulsões e coma. Saiba como agir nesses casos, aqui no SaúdeLAB.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é uma condição médica em que o nível de açúcar no sangue é muito baixo. Aliás, ela é comumente encontrada em pessoas com diabetes, mas também pode ocorrer em indivíduos saudáveis. Se não for tratada, a hipoglicemia pode ter consequências muito graves ao indivíduos. Isso inclui a quadros clínicos graves e até a morte. Portanto, é essencial saber agir corretamente.

Como agir na hipoglicemia?

A primeira coisa a fazer ao suspeitar de hipoglicemia é medir o nível de açúcar no sangue, caso você possua acesso a um aparelho de glicemia. Se ele estiver abaixo de 70 mg/dL, é preciso tomar medidas imediatas.

A forma mais rápida de elevar o açúcar no sangue é comendo ou bebendo algo com carboidratos simples, como uma fruta, um suco ou um tablete de açúcar. É importante esperar cerca de 15 minutos e medir o nível de açúcar no sangue novamente, pois às vezes é necessário repetir o processo. Jamais dê em excesso para evitar um efeito rebote, a reposição de açúcar precisa ser lenta e gradual.

Pessoas com diabetes devem sempre ter acesso a fontes de carboidratos simples, como frutas, suco, balas ou tabletes de açúcar, e devem saber como usá-las para tratar a hipoglicemia. Além disso, é importante que essas pessoas estejam sempre cientes dos sinais de hipoglicemia e saibam como reconhecê-los. Mas atenção, caso não se sinta apto a agir procure ajuda e suporte médico imediatamente. 

Leia mais: Cerveja para Diabéticos: conheça a bebida desenvolvida especialmente para quem sofre com diabetes

Outras medidas pode ajudar

Além de comer ou beber algo com carboidratos simples, outras medidas que podem ser tomadas incluem:

  • Fazer exercícios leves, como caminhar ou subir escadas, pois isso ajuda a aumentar a absorção de açúcar no sangue.
  • Evitar cochilar ou dormir imediatamente após o episódio de hipoglicemia, pois isso pode causar uma queda adicional do nível de açúcar no sangue.
  • Se estiver dirigindo, parar o carro e descansar até se sentir melhor.

É importante lembrar que as pessoas com diabetes devem sempre consultar o seu médico para obter orientação sobre como lidar com a hipoglicemia. Se os episódios de hipoglicemia ocorrerem com frequência ou se os níveis de açúcar no sangue não puderem ser controlados, é possível que seja necessário ajustar a dosagem da medicação ou mudar a dieta.

Quando a glicose está abaixo de 40 mg/dL, o que fazer?

Neste caso é indispensável buscar a ajuda médica o mais rápido possível, este quadro de hipoglicemia é muito grave e precisa de suporte imediato e estrutura hospitalar que ofereça o atendimento necessário. NÃO OFEREÇA NENHUM TIPO DE ALIMENTO PARA A PESSOA. Quando a glicemia está tão baixa o risco de convulsão é iminente, caso você ofereça uma fruta ou alimento o indivíduo pode engasgar e não resistir.

Orientações gerais para hipoglicemia

Pessoas com diabetes devem sempre informar seus amigos e familiares sobre sua condição e ensiná-los a reconhecer os sinais de hipoglicemia e ajudá-los a tratá-la. Também é importante que essas pessoas usem um identificador de diabetes, como uma pulseira ou colar, para que os outros saibam que elas têm diabetes e possam ajudá-las em caso de emergência.

Para prevenir a hipoglicemia, é importante seguir uma dieta equilibrada e controlar a quantidade de carboidratos ingeridos. Pessoas com diabetes também devem monitorar seus níveis de açúcar no sangue regularmente e ajustar a medicação de acordo. Além disso, é importante evitar o consumo excessivo de álcool, pois ele pode afetar a capacidade do corpo de controlar o açúcar no sangue.

Leia também: Diabetes não é brincadeira e cuidar da doença pode salvar a sua vida

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação