Inteligência artificial: microchip “humano” gasta menos energia

Saiba como as novas máquinas ou sistemas de inteligência artificial podem consumir menos energia imitando o comportamento neuronal humano

São Carlos (SP), segunda-feira 24 de março de 2022, por Gab Piumbato – Novas pesquisas podem mostrar um novo caminho para a humanidade, bem como para os rumos da Inteligência Artificial. Chips de computador que imitam os circuitos neuronais humanos podem diminuir o consumo de energia, aumentando a sua eficiência. Uma descoberta que pode despoletar rumos ainda sequer imaginados na área da saúde

Então, vamos aproveitar para conhecer mais o conceito de inteligência artificial, bem como as máquinas estão moldando o futuro, de formas bastante exóticas.

Leia mais: Como aliviar cansaço nas pernas no fim do dia? Aprenda com dicas fáceis

chip pc
A inteligência artificial não é o futuro: é o presente – Fonte da imagem: Canva

O que é a Inteligência Artificial?

Em primeiro lugar, pode tanto ser uma máquina quanto um sistema que copia a inteligência humana. Assim, pode realizar tarefas, cálculos ou ações que o cérebro humano tem dificuldade ou não é apto para realizar.

Por um lado, a inteligência artificial nos libera de muitos cálculos: basta rodar as informações em um programa e esperar pela resposta. Isso inclui desde contas matemáticas até problemas mais complexos. Como por exemplo o jogo de xadrez: desde o fim do século passado, os computadores já conseguem derrotar os campeões mundiais humanos. 

Assim, a evolução é tão grande que passadas duas décadas deste milênio, nenhum humano tem capacidade para vencer um programa de computador. Não é incrível? Porém, vale lembrar que essas máquinas costumam consumir muita energia. Afinal, a inteligência artificial necessita realizar conexões e cálculos numa velocidade bastante superior à humana. 

Por fim, os novos estudos relativos à área de inteligência artificial ainda estão apenas em sua infância. O sonho de ter tudo automatizado nunca pareceu tão próximo, mas para isso acontecer de fato, será preciso diminuir drasticamente o consumo de energia. 

E é isso, justamente, o que os novos microchips fazem: eles imitam o cérebro de um humano e podem pegar “atalhos” para resolver as tarefas. 

Aproveite e Conheça 3 Óleos Essenciais Perfeitos Para Relaxar E Dormir Bem

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação