Iogurte faz mal para gastrite? Será que ajuda ou piora? Entenda

Será que o iogurte faz mal para gastrite? Com o passar do tempo, o iogurte foi se tornando um alimento cada vez mais presente na nossa alimentação, ainda mais em dietas saudáveis.

Entretanto, ao contrário do que é propagado, ele nem sempre é uma opção de comida inteiramente segura ou benéfica. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se comer iogurte faz mal para gastrite e o que evitar para combater ela.

A princípio, por ser uma condição que afeta o estômago, a gastrite sofre grande influência do que comemos no dia a dia. No caso, essa influência pode ser positiva, através de alimentos que promovem o combate da gastrite, ou negativa, com comidas que apenas agravam os seus sintomas.

Resta saber onde o iogurte se encaixa nisso tudo, e quais as características dos alimentos de cada um desses grupos.

O iogurte faz mal para gastrite ou não?

Resumidamente, a gastrite é um problema de saúde inflamatório, que afeta especificamente a parede do nosso estômago. Quando ela se inflama, a parede fica mais exposta e sensível, causando bastante dor e desconforto, ainda mais por causa da acidez natural do suco gástrico do estômago.

Dito isso, não há nada do ponto de vista nutricional que nos permita dizer que o iogurte faz mal para gastrite.

A inflamação da parede do estômago pode ser desencadeada por diferentes fatores. Um deles é a ação de bactérias que se estabelecem no local. Com isso, algumas pessoas dizem que o iogurte faz mal para gastrite pois ele também é fonte de bactérias.

Contudo as bactérias presentes nele são consideradas benéficas e probióticas, favorecendo a saúde e o bom funcionamento do sistema digestivo, e podem até mesmo ajudar a combater a gastrite.

O tipo de iogurte pode fazer toda a diferença nos seus efeitos

De antemão, quando dizemos que o iogurte é seguro, estamos falando de iogurtes naturais, ricos em nutrientes e de boa procedência. Se ele for industrializado e saborizado, ele acaba sendo adicionado de muitos químicos, açúcar e conservantes, os quais são danosos para a saúde, incluindo a saúde do estômago.

Sendo assim, o iogurte faz mal para gastrite de fato se você optar por iogurtes industriais.

E quais alimentos são bons para a gastrite?

À primeira vista, manter uma alimentação segura para a  gastrite é mais simples do que parece. Existe uma série de alimentos que são leves para o sistema digestivo e que promovem a saúde do estômago.

Consequentemente a dieta para a gastrite consegue ser bastante variada, podendo contar com inúmeros alimentos, e muito nutritiva, visto que boa parte deles são saudáveis. Dito isso, veja a seguir o que consumir no dia a dia para combater a gastrite:

  • Carnes brancas
  • Gelatinas
  • Chá de gengibre
  • Maçã
  • Leite desnatado
  • Vinagre de maçã
  • Pera
  • Espinafre
  • Arroz branco
  • Leite de amêndoas
  • Cenoura
  • Macarrão
  • Abobrinha
  • Batata doce

Por fim, em relação aos alimentos ruins, é bem fácil de identificar quais são prejudiciais. Toda comida que é difícil de ser digerida ou inflamatória, como é o caso dos alimentos ricos em gorduras, açúcar, óleos refinados e sal, precisa ser evitada.

Ademais, como a gastrite pode piorar de acordo com a acidez do estômago, alimentos ácidos, como as frutas cítricas, devem ser evitados ou consumidos com cuidado.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915