Book Appointment Now
Iogurte natural é saudável? Como escolher bem e não cair em pegadinhas
Sem dúvidas, quando se fala sobre dietas e alimentação saudável, é difícil não ver alguém comentando sobre o iogurte natural. Na realidade, existem diferentes tipos de iogurtes e formas de consumir eles. Mas será que o natural em específico é realmente saudável? Para esclarecer essa dúvida, o SaúdeLab vai ensinar se o iogurte natural é saudável, e a como escolher bem o tipo de iogurte para não cair em pegadinhas.
A princípio, umas das grandes vantagens do iogurte é que ele é bastante versátil. Ele pode ser misturado a diversos outros ingredientes, especialmente grãos e frutas. Estes por sua vez já sabemos que podem ser muito proveitosos para a saúde. Portanto resta entender se o iogurte natural de fato pode ter a mesma vantagem.
Quais as diferenças entre os tipos de iogurte?
De antemão, um dos tipos de iogurte mais consumidos são os saborizados, como o iogurte de morango ou frutas vermelhas. Mas iogurtes desse tipo, por serem industrializados, costumam ser muito mais calóricos, além de conterem mais carboidratos e gordura. Na verdade, grande parte dos iogurtes industrializados no geral contém aditivos e químicos que pioram muito a qualidade nutricional do iogurte.
Outra opção bastante comum de iogurte é o grego. Originalmente, o iogurte grego possui pouquíssimos carboidratos e muita proteína. Porém, novamente, as versões industrializadas são adicionadas de açúcar e outros compostos. Enquanto isso, o iogurte natural, se comprado de uma boa marca ou feito em casa, costuma ter os melhores valores nutricionais.
Leia mais: Iogurte Vegano Caseiro: aprenda a preparar com 3 sabores deliciosos
Então o iogurte natural é realmente saudável?
Por ter bons valores nutricionais, o iogurte natural é de fato bastante saudável. Assim como o iogurte grego verdadeiro, ele tem poucos carboidratos e uma boa quantidade de proteínas. Contudo, ele ainda é rico em vitaminas e minerais diversos, oferecendo diversos benefícios para a saúde, especialmente se combinado com frutas e grãos, conforme dito anteriormente. Dito isso, confira a seguir alguns de seus benefícios.
- Ajuda no emagrecimento
- Pode ser adicionado em dietas low carb
- Favorece a saúde dos músculos
- Fortalece os ossos e dentes
- Melhora o sistema imunológico
- Promove a saúde do sistema nervoso
- Favorece o funcionamento intestinal
Dê preferência por fazer o iogurte em casa
Por fim, conforme fora dito, os iogurtes industrializados tendem a ser piores do ponto de vista nutricional. No caso do iogurte natural, existem de fato algumas marcas que são confiáveis nesse sentido, mas também existem aquelas que faltam qualidade em seu produto. Logo, a melhor opção de iogurte acaba sendo o natural feito em casa. Dito isso, acompanhe o seguinte passo a passo para que você possa fazer também:
- Em uma panela sob fogo médio, adicione um litro de leite. Quanto mais gordura o leite tiver, mas cremoso será o iogurte. Portanto, você pode usar o leite de sua preferência, desde que seja se origem animal.
- Vá mexendo o leite de tempos em tempos e, quando as primeiras bolhas começarem a aparecer nas laterais da panela, certifique-se de desligar o fogo.
- Para prosseguir, o leite deve estar morno. Portanto cheque a temperatura dele da mesma forma que se checa a temperatura de um banho de bebê..
- Feito isso, adicione 120g de iogurte natural sem açúcar. Essa base contém as bactérias necessárias para a fermentação e pode ser comprada em mercados ou lojas especializadas, ou substituída por fermento lácteo,
- Depois de misturar bem, passe o conteúdo da panela para um pote com boa vedação, enrole ele em um pano de prato, e reserva em um local arejado.
- Por fim, depois de 8 horas de fermentação, você já pode consumir.
Leia mais: Benefícios do cranberry: veja as propriedades e como consumir a fruta