O que realmente aconteceu com Jô Soares? Família faz revelação

O artista morreu em agosto, mas a certidão de óbito foi disponibilizada agora

A causa da morte do apresentador e humorista Jô Soares foi divulgada para a imprensa na última quinta-feira (22), quatro meses depois de seu falecimento.  O artista, que estava com 84 anos, não resistiu ao quadro de falência múltipla de órgãos. Saiba mais aqui, no SaúdeLAB.

Causas da morte de Jô Soares

A saber, Jô desenvolveu uma insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação atrial, comorbidade associada a obesidade. Em princípio, a insuficiência cardíaca é uma doença sistêmica que desencadeia a disfunção de outros órgãos e sistemas fisiológicos, como, por exemplo, o comprometimento da função renal e a falência dos rins.,

​O que é estenose aórtica?

O coração é um músculo que tem faz o sangue circular em todo o corpo, mandando sangue oxigenado e rico em nutrientes de um lado e recebendo o sangue que circulou pelo corpo para oxigená-lo novamente. Então, para auxiliar no processo, existem quatro válvulas que abrem para deixar o sangue passar e fecham para impedir que ele retorne. É numa dessas válvulas, a aórtica, que acontece a estenose.

A estenose aórtica é o estreitamento da válvula aórtica, que prejudica a passagem do sangue. Consequentemente, a quantidade de sangue oxigenado bombeado para o organismo fica insuficiente, causando insuficiência cardíaca, síncope e até morte súbita.

A estenose aórtica é uma doença silenciosa, portanto, quando começam os desmaios, dor ou pressão no peito, fadiga e falta de ar, o quadro já é considerado grave.

Leia mais: Coração Fraco? Conheça 6 sinais preocupantes de insuficiência cardíaca

O que é fibrilação atrial?

A fibrilação atrial é considerada o tipo mais comum de arritmia cardíaca. Em resumo, trata-se de irregularidades na transmissão de impulsos elétricos que coordenam as batidas do peito, fazendo que o coração dispare de repente.

Em consequência disso, a parte superior do músculo cardíaco, chamada de átrios, não se contraem direito, multiplicando o número de batidas por minuto.

Acesse nosso grupo no WhatsApp para mais conteúdo! Clique aqui!

Como no caso de Jô Soares, a fibrilação atrial resulta em insuficiência cardíaca, bem como na formação de coágulos que podem gerar um infarto ou AVC.  Pessoas com mais idade ou com outra disfunção cardíaca prévia são mais suscetíveis a desencadear a fibrilação atrial. Porém, há risco para pessoas mais jovens que sejam sedentárias, obesas ou tabagistas. Daí a necessidade de uma mudança de estilo de vida.

Jô Soares

Jô Soares é uma das figuras mais marcantes da TV, tendo iniciado na extinta TV Tupi, passando por Record, SBT e duas vezes pela Rede Globo, onde encerrou a carreira. O humor sempre foi uma das principais características do apresentador. Por isso, foi um dos pioneiros no Brasil do stand up comedy, das entrevistas em formato talk show, bem como dos programas no estilo sitcom.

Além disso, foi roteirista, diretor e ator dos seus próprios programas, mas também foi escritor, pintor, dramaturgo e colunista de jornais.

Leia também: Dia Mundial do Coração reúne especialistas e técnicas de controle do estresse, ansiedade e depressão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação