O que causa joanete no dedão do pé? Será que tem tratamento? Descubra

Saber o que causa joanete no dedão do pé é muito importante, pois permite que você previna e busque tratamento. Para isso, o site SaúdeLab vai apresentar quais são as principais causas e quais são os tratamentos. Confira!

Descubra o que causa joanete no dedão do pé

Antes de mais nada, saiba que joanete é o nome popular de uma lesão no osso Hálux Valgo. Dessa forma, devido um desalinhamento da articulação dessa região causa uma inflamação que pode causar dores e deixar a região doendo.

Mas, para que você entenda melhor sobre o que é o problema, é necessário que você saiba o que causa joanete no dedão do pé. Além disso, ao longo deste artigo você vai descobrir se existe tratamento. Sendo assim, continue lendo e saiba com mais detalhes sobre cada um dos tópicos a seguir. Lembrando que a joanete é uma patologia mais comum entre as mulheres do que nas pessoas do sexo masculino.

1 – Calçado apertado

Usar calçado apertado durante o dia é uma das principais causas do joanete, principalmente calçados de salto alto e com ponta estreita. Por causa dessa característica, faz com que a joanete seja mais comum entre as mulheres.

Devido às mulheres ficarem muito tempo com um calçado apertado, pode acontecer essa deformidade na região do dedão do pé. Mas, os homens que usam calçados apertados, como tênis e sapatos também podem desenvolver a lesão.

2 – Fatores genéticos

Dedão do pé com joanete.
O que causa joanete no dedão do pé? Será que tem tratamento? Descubra. Foto: Canva PRO

Ainda sobre o que causa joanete no dedão do pé, saiba que fatores genéticos também estão relacionados. Pessoas que tem algum parente próximo, como pais ou avós que tinham joanete tem mais chances de desenvolver essa patologia.

3 – Artrite reumática

A artrite reumática é uma doença inflamatória das articulações, onde as articulações ficam inflamadas. Logo, como o osso do dedão do pé é formado por uma articulação as chances de haver uma deformidade nessa região são maiores, de modo que pode levar ao quadro.

4 – Alterações neurológicas

Pessoas que tiveram acidente vascular cerebral, paralisia cerebral ou trauma vertebro medular, podem desenvolver a joanete, isso porque essa região do pé, as articulações acabam sendo comprometidas, tendo pouca movimentação.

Tratamento da Joanete

Mas, agora que você já descobriu o que causa joanete no dedão do pé, chegou a hora de saber quais são os tratamentos. Para chegar a um tratamento você precisa antes de mais nada se consultar com um médico ortopedista para ter certeza que você está com joanete.

Tendo chegado a um diagnóstico, o médico pode passar as seguintes formas de tratamento: usar uma órtese, aplicar compressas frias, fazer fisioterapia e tomar medicamentos. Como também, é recomendado que você passe a usar sapatos que sejam mais confortáveis, ou seja, que não aperte o dedão do pé.

O Dr. Mauro Dinato, CRM n° 97447/SP, ortopedista especialista em pé afirma que os problemas estéticos e dificuldades com calçados são as queixas mais frequentes, no vídeo a seguir do canal Dr. Ajuda do YOUTUBE, confira mais informações.

JOANETE: O QUE É, SINTOMAS, CAUSAS, DIAGNÓSTICO E COMO TRATAR?

Veja também: Como aliviar a dor da bursite e ter mais qualidade de vida

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 211