Book Appointment Now
Comer laranja é bom para diarreia? Entenda melhor seus efeitos no intestino
Atualmente, em muitas regiões do Brasil, a diarreia ainda é um problema grave de saúde. Se ela não recebe o devido tratamento, pode causar quadros sérios de desidratação. Felizmente, existem muitos alimentos que ajudam a combater ela. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se comer laranja é bom para diarreia e como ela afeta o nosso intestino.
A princípio, basicamente tudo o que consumimos no dia a dia tem o potencial de afetar a saúde do intestino. Afinal, ele é um dos principais órgãos do sistema digestivo. Entretanto, as frutas e vegetais em específicos tendem a oferecer benefícios para ele. O problema é que, em algumas situações, um efeito que é considerado benéfico pode acabar se tornando um prejuízo bem grande.
A laranja é bom para diarreia mesmo?
Para respondermos a essa questionamento, precisamos conhecer um pouco melhor a composição da laranja. Por ser uma fruta cítrica, a grande maioria das pessoas associa ela com a vitamina C, um nutriente antioxidante que combate os radicais livres do organismo. E apesar de realmente ser rica nela, a fruta também é fonte de fibras, um dos compostos mais importantes para a saúde intestinal, e a chave para entendermos se a laranja é bom para diarreia.
De maneira geral, as fibras melhoram o trânsito do intestino, regulando o seu funcionamento e a evacuação das fezes. Mas dependendo do alimento, elas ajudam a prender o intestino que está solto, ou a soltar o intestino que está preso. No caso da laranja, infelizmente as suas fibras soltam o intestino. Logo, não há como dizer que a laranja é bom para diarreia pois pode acabar agravando o problema.
Leia mais: Suco de laranja solta o intestino? Veja quais os benefícios que ele oferece
Isso não significa que a laranja seja ruim para a saúde intestinal
Conforme fora dito, comer laranja não é bom para diarreia justamente porque a fruta ajuda a soltar ainda mais o intestino. Entretanto, ela não deixa ser uma fonte de água e nutrientes, que são indispensáveis para o organismo durante a diarreia. Ou seja, se consumida quando a diarreia começar a ficar sob controle, ela pode ser benéfica sim. Ademais, qualquer alimento que solta o intestino é bem vindo se a pessoa sofre com a constipação intestinal, condição oposta à diarreia em que há dificuldades na evacuação.
Qual a alimentação ideal para a diarreia?
Como a desidratação é um dos principais problemas da diarreia, então é preciso se preocupar primeiro com o consumo de água do que com a alimentação. Mantendo uma boa e constante hidratação diária, será muito mais fácil de combater a diarreia e impedir que ela causa problemas de saúde mais graves.
Por outro lado, existem sim comidas que podem ajudam a tratar a diarreia, seja pela presença de água, fibras específicas ou outros nutrientes. Portanto confira a seguir alguns alimentos que você pode incluir na dieta para melhorar os quadros de diarreia:
- Arroz
- Água de coco
- Banana
- Purê de maçã
- Maracujá
- Carnes magras
- Pêssego
- Chá de erva-doce
Leia mais: Laranja com leite faz mal: mito ou verdade?! Descubra como evitar problemas