Leite em pó vencido faz mal? Saiba como usar com segurança

A princípio, quase ninguém se atenta com o vencimento de produtos secos, como é o caso do leite em pó. Mas a data de validade deles não existe a toa. Ela é importante para termos noção de se o consumo será realmente seguro, ou se pode haver algum tipo de risco. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se usar o leite em pó vencido faz mal, e como saber se ele está estragado.

De maneira geral, a data de validade funciona como um tipo de índice para a durabilidade de um produto. Ela estabelece um período de tempo em que as características e propriedades do produto em questão consegue se manter íntegras. Logo, precisamos saber da data de validade dos alimentos da nossa casa antes de realmente consumirmos ele para não haja consequências.

Usar leite em pó vencido faz mal?

Conforme fora dito, a data de validade leva em consideração as características gerais de um produto. No caso do leite em pó, por ser um produto seco, ele tende a ter uma grande durabilidade. Logo, sua data de validade geralmente é bem extensa, e ele não costuma ser tão vulnerável à ação de microrganismos e outros agentes que possam degradá-lo. Graças a essas propriedades, raramente o leite em pó vencido faz mal.

Sob esse ponto de vista, é preciso comentar que o leite em pó desnatado tende a durar mais que o integral. Isso porque o integral apresenta uma maior quantidade de gorduras, composto que estraga com maior facilidade. Sendo assim, por mais que as chances sejam remotas em ambos os casos, há mais chances do leite em pó vencido fazer mal caso ele seja integral do que se ele for desnatado.

No entanto, vale ressaltar que o consumo de leite é pó vencido pode sim trazer riscos à saúde e não deve ser uma prática comum e recorrente, principalmente quando o produtos for consumido por crianças. Portanto, observe muito bem os aspectos gerais do produto antes de consumir.

Leia mais: O que é mais saudável: leite em pó ou líquido? A resposta vai te surpreender

Como saber se ele está próprio para o consumo?

Mesmo que a data de validade seja indique a durabilidade dos alimentos, ela não é o único fator importante nesse aspecto. A integridade deles também depende de como eles são conservados e armazenados. Um alimento pode estragar antes de atingir sua validade se ele for mantido sob condições ruins, ou caso ele sofra muita exposição, e com o leite em pó não é diferente.

Sendo assim, mesmo depois de checar a validade do leite em pó, fique atento às características dele. Caso haja alguma alteração na sua coloração, odor ou textura, ele provavelmente deve ser descartado. Mudanças desse tipo indicam que ele já perdeu boa parte de seus propriedades originais, e que ele pode estar contaminado com algum microrganismo, o que obviamente seria prejudicial para a saúde.

Como fazer para manter o leite em pó devidamente bem conservado?

Por fim, tão importante quanto saber se leite em pó vencido faz mal e o que indica que ele está estragado é aprender a armazená-lo corretamente. Para isso, basta focar nos cuidados básicos, procurando deixar o produto armazenado em um recipiente bem vedado, e mantê-lo em um local sob temperatura ambiente, seco e sem exposição solar. Seguindo esses passos simples, é possível garantir que o leite em pó tenha durabilidade que é suposto a ter.

Leia mais: Pode congelar pudim de leite condensado? Será que estraga? Entenda

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915