O que é mais saudável: leite em pó ou líquido? A resposta vai te surpreender

Confira as principais diferenças entre o leite em pó e o líquido, e saiba qual é melhor

A princípio, na falta do leite de caixinha, o leite em pó é sempre uma boa alternativa. Porém, quando é preciso escolher entre eles, ao fazer compras no mercado por exemplo, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual seria a opção mais saudável. Portanto, para sanar essa questão, o SaúdeLab vai te explicar o que é mais saudável: leite em pó ou líquido.

Sem dúvidas, o leite de caixinha é o mais convencional, e na maioria das vezes o mais barato. Por outro lado, para muitas pessoas o leite em pó é mais saboroso, e pode ser usada de formas diferentes. Mas independente da preferência pessoal de cada um, o mais importante é saber qual deles é o leite mais saudável, e priorizar ele.

Diferenças entre o leite em pó e de caixinha

Primeiramente, o leite de caixinha de que conhecemos é o mesmo usado na produção do leite em pó.  A diferença obviamente está no processo de fabricação. No caso, para produzir o leite em pó, é preciso submeter ele à uma centrifugação. Somente através dela é possível separar os sólidos e líquidos do leite, deixando a água e soro presentes no leite de lado ao final da produção.

Por outro lado, apenas a centrifugação não é o suficiente para deixar o leite em pó do jeito que conhecemos. Para isso, ele também é submetido à um processo de secagem. Durante esse processo, ele é acrescentado um gás denominado de azoto, a base de nitrogênio. Agora sim, com essa adição, o leite em pó pode atingir o aspecto ao qual estamos acostumados.

Leia mais: Benefícios do Leite com Canela: essa combinação é poderosa, saiba fazer do jeito certo

Mas, o que é mais saudável: leite em pó ou líquido?

Conforme fora dito, para produzir o leite em pó, é necessário separar todos os líquidos dele. Sob esse ponto de vista ele já pode ser considerado uma opções menos saudável, já que não contém a água do leite. Mas o principal problema dela são os seus aditivos, começando pelo próprio azoto.

Infelizmente o azoto possui uma certa toxicidade no nosso organismo. Ou seja, ele acaba sendo bastante prejudicial para a saúde. Obviamente que essa toxicidade não grande o suficiente para ser letal, mas o consumo do leite em pó pode sim acarretar em alguns problemas por causa dela, especialmente em crianças pequenas. Portanto, é necessário ter muita moderação no consumo.

Outro problema do leite em pó é que, dependendo da procedência, marca e qualidade, ele pode conter outros aditivos além do azoto, como por exemplo o açúcar. Isso só faz com que o valor nutricional do leite em pó piore. Com isso, fica claro que o leite mais saudável é o de caixinha.

Tenha atenção também com a gordura do leite

Por fim, é importante salientar que o leite apresenta uma quantidade natural de gordura. Esta por sua vez pode ser parcialmente ou totalmente removida dele. No caso, os leites desnatados são os que menos contém gordura, seguido do semidesnatado e do integral. Logo, o desnatado acaba sendo a opção de leite mais saudável. Portanto, sempre que possível priorize esse tipo de leite, independente se ele for de caixinha ou em pó.

Leia mais: Leite de vaca faz mal à saúde? Veja 5 condições para ficar de olho bem aberto

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação