Aprenda a limpar a língua corretamente e entenda a importância desse cuidado

Sem dúvidas, a higiene bucal é algo que todos nós precisamos ter em dia. Afinal, ninguém gosta de ficar por perto de pessoas que estão com mau hálito. Contudo, nem todo mundo sabe limpar a língua, ou até mesmo nem chega a escová-la, o que obviamente prejudica a higiene da boca. Sendo assim, se você é uma dessas pessoas, venha com o SaúdeLab, aprenda a limpar a língua corretamente e entenda a importância disso.

À primeira vista, quando se fala de falta de higiene bucal, o primeiro problema que nos vem em mente é o mau hálito. Contudo, é preciso ter em mente que essa higiene está diretamente ligada com a saúde bucal. Ou seja, garantir a higiene é uma foram de impedir problemas de saúde graves na boca, e para que essa higiene seja garantida, não podemos deixar de limpar a língua.

Por que a higiene bucal é tão importante?

Conforme fora dito, a higiene e saúde bucal são dois fatores intimamente relacionados. Isso se dá pelo fato de que a nossa boca está em contato constante com microrganismos e resíduos de alimentos. Se estes elementos não forem eliminados através da limpeza, os microrganismos passam a aproveitar desses resíduos para se alimentar e proliferar. É justamente essa proliferação que pode ser prejudicial para a saúde da boca.

De antemão, um dos problemas de saúde bucal mais comuns é a cárie, que é uma deterioração nos dentes causada por bactérias, e que pode se agravar muito se não for tratada. Juntamente com as cáries, a gengivite também é bastante comum, sendo uma inflamação das gengivas que pode comprometer bastante a qualidade de vida. Ambas essas condições, assim como a maioria dos problemas bucais, são causadas pela falta de uma boa higiene bucal.

Leia mais: Machucados e feridas na boca: quando devo me preocupar?

Importância da limpeza da língua na saúde bucal

Tendo em mente a importância da higiene bucal, é preciso também entender porque limpar a língua corretamente é tão necessário. A língua é uma estrutura que acumula muitas bactérias. Se esse acúmulo não for eliminado, ele forma a saburra lingual, uma placa branca que causa mau hálito, altera o paladar, e pode estimular outros problemas bucais. Por outro lado, se você limpar a língua de forma errada, também pode haver problemas, como descamação e até mesmo ardência da língua.

Como fazer para limpar a língua corretamente?

Por fim, tão importante quanto saber a importância de se limpar a língua, é aprender qual a melhor forma de fazer isso. No caso, uma escova e pasta de dentes comuns são completamente suficientes para a tarefa. Contudo, caso tenha preferência, você pode optar por um raspador de língua e spray para limpeza de língua, que são produtos mais específicos, mas que também são efetivos.

Independente do que você for usar para limpar a língua, o processo é basicamente o mesmo. Basta aplicar a pasta de dentes na escova, ou spray no raspador, varrer toda a língua. Comece pelo funda boca, onde começa a língua, até a ponta dela. É importante que a limpeza cubra toda a superfície dela, e que você não esfregue com muita força. Depois de repetir os movimentos algumas vezes, resta apenas enxaguar a boca para a limpeza ficar pronta.

Leia mais: Bochecho com água oxigenada: para que serve? Como fazer?

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915