Fita Kinesio e Taping: o que são e para que eles servem? Saiba mais sobre

Conheça a fita kinesio e para que ela serve dentro da técnica de taping

Você já ouviu falar na fita kinesio? Nem todo mundo a conhece, mas ela é um instrumento importante para o taping. Estes por sua vez é uma técnica empregada na área da saúde, e que beneficia principalmente a aparência e músculos. Sendo assim, se você deseja conhecer melhor esse assunto, venha com o  SaúdeLab, saiba mais sobre o que é a fita kinesio e o taping, e para que eles servem.

À primeira vista, fita kinesio pode parecer apenas uma bandagem qualquer. Por isso, pode ser difícil de acreditar que ela possa de fato ser benéfica de alguma forma. Entretanto, quando o taping é feito corretamente, e a fita é empregada de forma eficiente, ela pode ser bastante útil em determinadas situações.

O que a fita kinesio o taping são de fato?

A princípio, a fita kinesio é uma espécie de bandagem que é colocada sobre os músculos ou em pontos estratégicos do sistema linfático. Geralmente, ela é empregada nos músculos por atletas e esportistas, que fazem uso constante dos músculos do corpo. Porém quando a aplicação é feita na linfa, o objetivo é mais voltada para a estética, sendo então utilizado dessa forma por pessoas em um pós-operatório ou que fazem drenagem.

Sob esse ponto de vista, é possível resumir o taping como a técnica que emprega justamente a fita kinesio. No caso, o taping sempre respeita anatomia dos músculos e do sistema linfático. Contudo, aproveita deles para oferecer melhorias. No caso do sistema linfático, por exemplo, o taping aplica a fita próxima a um linfonodo, gerando pressão em direção a ele, com o intuito de estimular neuroreceptores e enxugar as células, fazendo uma drenagem.

Leia mais: Reflexologia Podal: para que serve? Veja 7 benefícios para seu bem-estar

O taping requer a orientação e de um fisioterapeuta profissional

Como o taping é feito apenas com o uso da kinesio tape, as pessoas podem pensar que essa técnica pode ser feita em casa. Contudo, conforme fora dito, ela deve respeitar a anatomia dos linfonodos e dos músculos. Ou seja, é preciso que a aplicação seja feita por um fisioterapeuta, visto que a pressão aplicada pode variar para cada caso, bem como o tempo de permanência das fitas.

Principais formas de uso do taping e fita kinesio para a saúde

  • Pós-operatórios: os neuroreceptores estimulados pelo taping podem atuar sob a taxa hormonal de cicatrização em diversas regiões do corpo. Ou seja, essa técnica é muito útil para reconstruir tecidos e reduzir hematomas causados por procedimentos cirúrgicos, especialmente em cirurgias plásticas.
  • Perda de peso: conforme fora dito, o taping ajuda a enxugar células do sistema linfático para promover uma drenagem. Consequentemente, ele é um método complementar tanto para pessoas que já fazem drenagem, quanto para quem deseja emagrecer. No caso, a perda de peso é mais localizada, sendo importante que a técnica esteja alinhada com hábitos de vida saudáveis.
  • Melhorar dores: o taping também possui um efeito analgésico. Sendo assim, também por causas das mesmas as propriedades exercidas em um pós-operário, o taping pode empregado para tratar e melhorar alguns tipos de dores, de forma que a aplicação pode variar de caso para caso.

Leia mais: Quais são os benefícios da acupuntura, uma das terapias holísticas mais famosa? Confira

Triptofano: para que serve?

Este aminoácido desempenha diversas funções cruciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ajuda na construção e manutenção da massa muscular;
  • Participa do processo de produção de melatonina (hormônio do sono) e serotonina (neurotransmissor importante para a regulação do humor e bem-estar);
  • Auxilia no controle do apetite;
  • Contribui para a boa memorização.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação