Maçã cozida para o intestino: aproveite seus benefícios e saiba fazer

Sem dúvidas, a maçã é uma das frutas mais consumidas, não só no Brasil mas em muitos outros países. E mesmo assim, não é todo mundo que sabe das propriedades dela, e que ela pode ser cozida para melhorar a saúde e funcionamento do nosso intestino. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab e aprenda a como aproveitar os maçã cozida para o intestino.

Um dos motivos pelos quais a maçã é tão popular é o fato dela ser extremamente acessível. Além de barata, ela pode ser comprada em mercados basicamente por todo o ano, graças à facilidade de seu plantio. Mas o que realmente importa é o impacto que ela pode ter na nossa saúde. Por ser uma fruta, esse impacto tende a ser bastante positivo, visto que frutas no geral são ricas do ponto de vista nutricional.

Principais benefícios da maçã para a saúde

  • Controla a pressão arterial: um dos minerais mais expressivos da maçã é o potássio. Ele exerce um importante papel na eliminação do sódio no organismo, mineral que causa o aumento da pressão arterial.
  • Aumenta a imunidade: a presença de flavonoides e carotenoides na maçã, substâncias que exercem ação anti-inflamatória e antioxidante, garante um melhor funcionamento e proteção das células de defesa que compõem o nosso sistema imunológico.
  • Diminui o colesterol: as fibras da maçã, especificamente a pectina, reduzem a quantidade de gorduras que são absorvidas no intestino durante a digestão de alimentos.
  • Combate os radicais livres: por ser um alimento com antioxidantes, a maçã promove o combate de radicais livres causadores do envelhecimento precoce e de doenças neurodegenerativas.
  • Ajuda na perda de peso: outra vantagem das fibras é que elas promovem uma maior e mais longa sensação de saciedade após as refeições. Esse simples efeito pode fazer toda a diferença para quem deseja emagrecer.

Leia mais: 15 Benefícios da Fibra de Maçã: uma opção saudável para a sua dieta

Benefícios da maçã cozida para o intestino

Conforme fora dito, a maçã é fonte de fibras que ajudam a reduzir os níveis de colesterol, controlar a pressão arterial e melhorar o emagrecimento. Mas por incrível que pareça, os efeitos delas não param por aí. Os efeitos da maçã cozida para o intestino são positivos justamente graças a essas fibras. No caso, não estamos falando apenas da pectina, mas também de ligninas, hemiceluloses e outros tipos de fibras.

Quando no nosso organismo, as fibras favorecem o trânsito intestinal, e a formação e eliminação das fezes. Logo, elas são aliadas no combate contra a constipação intestinal. Ademais, outro benefício da maçã cozida para o intestino é que a pectina em específico é um prebiótico. Isso significa que ela é pode ser aproveitada como alimento pelas bactérias benéficas que compõem a microbiota intestinal.

Como cozinhar a maçã e aproveitar seus efeitos?

Agora que você sabe dos benefícios da maçã cozida para o intestino, resta apenas aprender a prepará-la. Sendo assim, confira a seguir o passo a passo para isso:

  1. Primeiramente, comece descascando cerca de quatro maçãs, e cortando elas em pedaços não muito finos.
  2. Leve os pedaços para uma panela e cubra o fundo com um pouco de água. Se quiser, você também pode acrescentar dois paus de canela para dar mais sabor.
  3. Agora coloque a panela sob fogo médio, tampe-a e deixe cozinhar por cerca de 20 a 30 minutos.
  4. Se em algum momento durante o cozimento os pedaços estiverem grudando na panela, acrescente um pouco de água, sem que os pedaços sejam cobertas por ela.
  5. Por fim, passado o tempo de cozimento, já pode se servir.

Leia mais: Pera é bom para o intestino? Veja as propriedades e benefícios da fruta

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915