Mandioquinha é carboidrato? Saiba mais sobre os nutrientes da Batata Baroa

De antemão, a mandioquinha é um bom acompanhamento para as refeições. Ela é muito saborosa e combina com diversas carnes e ingredientes. Entretanto, pouco se fala do impacto que ela pode ter na nossa saúde, e se a mandioquinha é carboidrato ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, confira a proporção de seus nutrientes, e entenda se a mandioquinha é carboidrato mesmo.

Talvez o que fato de que a mandioca é muito rica em carboidratos seja um dos motivos por trás de algumas pessoas pensarem a mandioquinha é carboidrato. Mas na realidade, apesar de terem algumas similaridades, não podemos assumir que a mandioca e a mandioquinha são iguais do ponto de vista nutricional. Vale reforçar que a mandioquinha também é conhecida por mandioca-salsa, mandioquinha-salsa e batata baroa.

Principais benefícios da mandioquinha ou baroa

  • Favorece o funcionamento intestinal: as fibras presentes na mandioquinha ajudam o intestino a realizar os movimentos necessários para que a digestão ocorra normalmente. Ademais, elas também ajudam na evacuação, combatendo problemas como a constipação.
  • Protege a visão: uma das vitaminas mais presentes na mandioquinha é a vitamina A. Ela é responsável por cuidar da saúde dos nossos olhos, mantendo nossa visão mais preservada com o tempo.
  • Mantém a saúde dos ossos: dos muitos minerais que podemos encontrar na mandioquinha, o fósforo e o cálcio merecem destaque por contribuírem para uma maior resistência dos ossos, cuidado da saúde deles e prevenindo que eles sejam acometidos por doenças como a osteoporose.
  • Cuida da pele e da imunidade: por incrível que pareça, a mandioquinha também é fonte da vitamina C. Esse forte antioxidante mantém a nossa imunidade funcionando de forma eficiente, e combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce na pele.

Leia mais: Feijão é carboidrato ou proteína? Conheça seus nutrientes especiais

E a mandioquinha é carboidrato ou não?

O grande problema dos carboidratos é que eles são os responsáveis pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. Com isso, o consumo em excesso deles pode levar ao desenvolvimento da diabetes, ou piorar a saúde de quem já é diabético, e contribuir para o ganho de peso. Logo, entender se a mandioquinha é carboidrato acaba sendo uma importante questão de saúde. Dito isso, veja a seguir alguns valores nutricionais de 100g de mandioquinha:

  • Carboidratos: 17,36g
  • Gorduras totais: 0,06g
  • Proteínas: 0,6g
  • Fibras: 1,8g

Se em 100g da mandioquinha podemos encontrar 17,36g de carboidratos, significa que ela tem uma quantidade bastante elevada desse nutriente. A proporção não é tão grande quanto na mandioca, que a cada 100g possui 28,5g de carboidratos, mas ainda assim é significativa e pode fazer a diferença na saúde.

Como fazer um consumo seguro da mandioquinha?

Tendo em mente que a mandioquinha é carboidrato, o primeiro cuidado para que ela não seja prejudicial é ter moderação. Com isso, até quem é diabético pode aproveitar os benefícios dela com segurança, desde que haja atenção com a glicemia claro. Mas outra dica é consumir a mandioquinha acompanhada de fontes de fibras e outros vegetais, de forma a impedir que esses carboidratos tenham tanto impacto.

Leia mais: Cuscuz é carboidrato ou proteína? Será que engorda? Entenda mais

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915