Marapuama aumenta a pressão arterial? Entenda seus efeitos na hipertensão

Fique por dentro do impacto que a marapuama exerce na saúde do nosso organismo

Marapuama aumenta a pressão arterial? – Quem sofre de hipertensão precisa ficar atento com tudo o que consumo no dia a dia. Se muito elevada, a pressão arterial é responsável por muitos danos cardiovascular, especialmente a longo prazo. E nesse aspecto, dizem que a marapuama pode ser um problema.

Portanto o SaúdeLab vai ensinar se a marapuama aumenta a pressão arterial e quais as suas propriedades.

De maneira geral, a marapuama é uma erva repleta de propriedades medicinais. Se usada corretamente, ela beneficia a nossa saúde das mais variadas formas. Mas em compensação, justamente por ter efeitos tão variados, usar a planta sem conhecê-la melhor pode levar à uma série de prejuízos.

Resta saber se o aumento da pressão é uma dessas consequências ou não.

A marapuama aumenta a pressão arterial?

Alguns dos principais efeitos da marapuama na saúde estão relacionados com o aumento da disposição e energia. E parte desses efeitos se dão pela capacidade da planta em melhorar a circulação sanguínea.

Como a hipertensão é um problema diretamente ligado com os vasos sanguíneo, a ideia de que a marapuama aumenta a pressão arterial pode parecer bastante improvável.

Por outro lado, a melhoria da circulação se dá justamente pelo estímulo dela. Na prática isso é benéfico para o sistema cardiovascular como um todo, mas também representa um problema para hipertensos.

Ou seja, em suma, marapuama aumenta a pressão arterial em algumas pessoas por estimular a circulação. Claro que nem sempre esse efeito se manifesta, mas já representa um grande risco para quem tem problemas de pressão.

Outros problemas e contraindicações da marapuama para a saúde

Não são apenas os hipertensos que devem ficar atentos no consumo da planta. Isso porque não só a marapuama aumenta a pressão arterial, como também pode oferecer riscos para a saúde de mulheres gestantes.

Ademais, se consumida maneira excessiva ou em doses muito grandes, ela também é responsável por diversos efeitos colaterais. Dentre eles, a pessoa pode sofrer de palpitações, nervosismo, agitação e tremores.

Quais são os efeitos benéficos da marapuama?

Por fim, sendo uma planta medicinal, não podemos focar apenas no fato de que a marapuama aumenta a pressão arterial e nos riscos dela. Conforme fora dito, se consumida corretamente, seja através de chás ou de cápsulas de suplementos, ela oferece diversos benefícios, e vale muito a pena conhecer eles.

No caso, podemos encontrar diversas substâncias esteróis e alcaloides na composição da marapuama. Graças a eles, a planta apresenta propriedades tônicas e afrodisíacas, que por sua vez oferecem efeitos interessantes para a saúde do organismo, especialmente para a saúde sexual.

Dito isso, confira a seguir alguns dos principais benefícios da marapuama para a nossa saúde:

  • Redução da fadiga e do estresse diário
  • Combate de cólicas menstruais
  • Ajuda a tratar a disfunção erétil
  • Melhora a capacidade de memória
  • Combate dores de estômago e diarreia
  • Aumenta o desejo sexual e o libido
  • Ameniza inchaços e a celulite
  • Ajuda no combate de gripes e da anemia

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação