Book Appointment Now
Margarina vencida faz mal? Entenda se é segura após a data de validade
A princípio, a margarina é um produto amplamente usado na cozinha. Sempre existiu muita polêmica a respeito de suas propriedades e como elas impactam na nossa saúde. Porém pouco se fala se essas propriedades são ou não impactadas pela data de validade do produto. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se a margarina vencida faz mal, ou se ela é segura mesmo fora do prazo.
O prazo de validade é basicamente uma medida para o quão durável um alimento ou produto conseguem ser. Se estiverem dentro desse prazo, significa que as propriedades deles provavelmente ainda estão íntegras ou intactas. Mas quando eles estão vencidos, não há mais como garantir isso. Consequentemente, o grande problema do consumo de alimentos vencidos é que eles podem representar alguns perigos para o organismo.
Principais características da margarina
A grande polêmica por trás da margarina é que, por muito tempo, ela foi considerada um dos piores alimentos que podemos consumir no nosso dia a dia. Isso porque ela é fonte de gorduras trans, que são altamente nocivas para o organismo. Felizmente, com o passar do tempo, isso mudou bastante, de forma que atualmente ela é muito menos problemática para nós do que ela costumava ser.
Por outro lado, o consumo da margarina ainda deve ser feito com moderação e cuidado. Ela ainda é um alimento bem industrializado, e parte da sua composição continua sendo nociva. Em suma, a margarina de fato tem algumas vantagens, mas também tem seus defeitos. Dessa forma, do ponto de vista nutricional, ela está à frente da margarina em alguns aspectos, e atrás em outros.
E usar a margarina vencida faz mal mesmo?
Conforme fora dito, a margarina é um alimento industrializado. Caso você nunca tenha notado, esse tipo de alimento costuma ter uma data de durabilidade bem mais extensa do que a de outras comidas. Afinal, eles são ricos em conservantes e outros compostos químicos que levam muito mais tempo para se degradar do que compostos naturais. Graças a essas características, não há como dizer que a margarina vencida faz mal.
No caso, é bom salientar que, em excesso, a margarina vencida faz mal para a saúde tal como se ela não estivesse vencida. Ou seja, não é porque as suas propriedades permanecem íntegras após o vencimento que ela pode ser consumida a vontade. Por outro lado, também vale comentar que, nesse aspecto, a margarina acaba sendo bem mais vantajosa que a manteiga, que por ser de origem animal, estraga com mais facilidade e pode ter seus riscos.
Outro ponto que poucas pessoas observam é que logo após a abertura do lacre da margarina, sua validade é alterada, ou seja, não se considera mais aquela validade da embalagem, mas a informação que conta no rótulo. O fabricante pede que o produto seja consumido, em média, até 10 dias depois de aberto. Passado esse prazo eles não garante mais sua segurança e integridade.
Aliás, essa redução na validade após a abertura é muito comum em alimentos industrializados. Portanto, a leitura do rótulo de qualquer item é de extrema importância. Por isso, se vai comprar uma embalagem maior, para durar mais, observe se o alimento será consumido dentro do prazo estabelecido pelo fabricante, caso contrario, a economia não vale a pena.
Qualquer sinal de alteração na margarina pode apontar um problema
Por fim, é preciso ter em mente que independentemente da validade da margarina, quaisquer mudanças na sua coloração, odor ou textura indicam que ela não está apta para o consumo. Esse tipo de alteração é muito brusca, podendo estar relacionada à uma contaminação por microrganismo ou à uma perda drástica de suas propriedades. Novamente, por ser industrializada, as chances disso ocorrer são muito pequenas, mas ainda assim é bom ficar atento.
Leia mais: Manteiga vencida faz mal? Entenda quais são os riscos para sua saúde