Quem tem herpes pode doar sangue? Saiba se existe alguma relação

Existem muitas condições que são impeditivas para que possamos doar sangue

A princípio, a herpes é uma condição de saúde bastante comum, e uma das IST’s mais recorrentes. Em alguns casos, ela é bastante incômoda e debilitante. Mas algo que deixa muitas pessoas na dúvida é de se ela exerce alguma influência na doação de sangue ou não. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, entenda se quem tem herpes pode doar sangue e saiba se existe alguma relação.

Existem uma série de requisitos para que uma doação de sangue possa ser feito de maneira segura. No caso, o doador precisa estar sob condições de saúde específicas. Consequentemente, existem muitas doenças que infelizmente impedem a realização do processo. Resta saber se a herpes está inclusa nisso, ou se uma pessoa que contraiu ela pode doar sangue normalmente.

Quem tem herpes pode doar sangue ou não?

Antes de mais nada, para responder a essa questão, precisamos lembrar que existem diferentes tipos de herpes. Uma das mais comuns é a herpes genital ou labial, que resulta em lesões na pele da boca genitais, como o próprio termo já sugere. Nesses casos, quem tem herpes pode doar sangue de fato, basta aguardar pela melhora do quadro e desaparecimento total das lesões.

Por outro lado, outro tipo de herpes bastante comum é a herpes zoster. Ela se tornou mais recorrente com o passar do tempo, e costuma estar associada com baixa imunidade, a qual o vírus Varicela Zoster aproveita para se estabelecer e desenvolver no organismo. Infelizmente, se esse for o caso, quem tem herpes não pode doar sangue, pelo menos não até um semestre após a cura da doença.

Leia mais: Quem toma antidepressivos pode doar sangue? Entenda essa questão

Outras condições de saúde que impedem a doação

Agora que você entendeu que quem tem herpes pode doar sangue em situações específicas, é bom conhecer outros problemas de saúde que podem ser obstáculos para a doação. No caso, muitos deles não impedem que a doação seja feita depois da doença passar. Mas na dúvida, não deixe de conversar com a equipe de médicos e enfermeiros envolvidos na doação, e mantenha eles bem informados sobre os detalhes da sua saúde. Dito isso, confira a seguir algumas das condições que são impeditivas para a doação de sangue:

  • Febre amarela
  • Resfriado
  • Malária
  • Hepatite
  • Corona vírus
  • Vírus HIV

Requisitos básicos para realizar a doação 

Por fim, quando falamos sobre condições de saúde necessárias para doar sangue, não podemos nos limitar apenas à presença ou ausência de determinadas doenças. A saúde geral do organismo e os hábitos de vida da pessoa também precisam ser levadas em consideração. Portanto, veja alguns dos principais requisitos para doar sangue:

  • Ter ao menos 50 quilos
  • Não ter consumido bebidas alcóolicas ou drogas ilícitas recentemente
  • Ter permanecido dentro do país ou estado de residência nos últimos meses
  • Possuir no mínimo 16 anos, e no máximo 69 anos de idade
  • Estar devidamente alimentado e bem descansado
  • Para mulheres, não estar sob gestação

Leia mais: Pressão sob controle: os benefícios surpreendentes do chá de alho para hipertensos

A banana e a maçã estão entre as frutas mais consumidas, mas sabia que tem um jeito certo de comer para obter os melhores benefícios? Hoje, a Nutricionista Vanuza Lobato vai dar dicas poderosas e ensinar 2 receitas que vão salvar o seu café da manhã. Saiba tudo, aqui no SaúdeLAB.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação