Manteiga vencida faz mal? Entenda quais são os riscos para sua saúde

Entenda como a data de validade pode afetar a segurança do consumo da manteiga

A princípio, a manteiga é o tipo de produto que dificilmente estraga. Isso ocorre não por causa das propriedades dela, e sim pelo fato de que usamos ela com muita frequência, então ela tende a acabar antes do prazo de validade. Portanto é bom entender se ele de fato tem influência no produto ou não. Com isso, o SaúdeLab vai ensinar se a manteiga vencida faz mal, e quais podem ser os riscos para a saúde.

Justamente por ser tão básica e presente na nossa alimentação, a manteiga merece uma atenção especial quanto a sua conservação. Logo, a data de validade, que é um importante índice em relação à essa conservação, não pode ser deixada de lado. O problema é que isso é exatamente o que a grande maioria das pessoas fazem, e por mais que nem sempre seja algo problemático, existem casos em que os riscos são bem graves.

A conservação da manteiga faz toda a diferença

Uma dúvida bastante comum entre as pessoas é de se a manteiga deve permanecer na geladeira, ou se ela pode ser deixada para fora. De maneira geral, ambas as formas de conservação são corretas, porém manter a manteiga refrigerada permite que ela dure por muito mais tempo. Fora da geladeira, a manteiga tem de ser consumida mais rapidamente, pois tende a estragar com facilidade.

Sob esse ponto de vista, se a sua manteiga já ficou rançosa, então o ideal é que ela permaneça na geladeira mesmo. O calor da temperatura ambiente faz com que a manteiga seja oxidada e perca as suas propriedades. Ademais, ela também fica mais vulnerável à ação de microrganismos. Com isso, a manteiga que fica para fora da geladeira perde parte do seu sabor, cheiro e textura originais, e favorece intoxicações alimentares.

Leia mais: Tomar leite vencido faz mal para a saúde? Saiba agora todos os riscos!

Comer a manteiga vencida faz mal ou não?

Basicamente, a data de validade é uma espécie de medida, empregada para definir o tempo em que um produto consegue manter a sua integridade. Quando um produto passa da sua data de validade, significa que sua integridade não é mais garantida, e portanto o sua composição e características podem ser comprometidas. Logo, a partir disso, podemos concluir que sim, a manteiga vencida faz mal para a saúde.

Conforme fora dito, se a manteiga fica para fora da geladeira, ela tende a estragar com maior facilidade, e quando isso ocorre, seu consumo pode causar intoxicações alimentares. O grande responsável por isso é o calor, que faz a manteiga perder suas propriedades antes mesmo da data de validade. Ou seja, mesmo se for bem armazenada, a manteiga vencida faz mal pois sofrerá com os mesmos problemas, mas sem a aceleração provocada pelo calor.

Nesse sentido, a margarina costuma ser mais segura e confiável

Por incrível que pareça, a margarina é bem vantajosa quando ao vencimento. Enquanto a manteiga é feita a partir do leite, e é composta basicamente de gorduras, ela estraga com facilidade naturalmente. Mas a margarina é muito industrializada, recebendo conservantes que permitem uma enorme durabilidade. Claro que isso não significa que ela seja necessariamente melhor, e sim que a data de validade não é uma preocupação tão grande para ela.

Leia mais: Iogurte vencido faz mal, ou ele pode ser consumido com segurança? Entenda!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação