05 dicas para você fazer marmita congelada e evitar que fique aguada

Atualmente, a marmita congelada se tornou uma refeição bastante comum entre as pessoas. Por ser uma marmita, é possível combinar diversos alimentos, e ao congelar, ela ficará conservada por bastante tempo. Entretanto, é preciso seguir alguns cuidados importantes ao congelar e descongelar ela. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira 05 dicas para fazer marmita congelada e evitar que fique aguada.

A princípio, a conservação de um alimento depende das propriedades dele. Alguns possuem uma maior durabilidade do que outros. Contudo, ao congelar a comida, essa durabilidade pode ser bastante estendida. O mesmo vale para uma marmita congelada, desde que haja alguns cuidados no congelamento dela.

1. Como evitar a marmita aguada?

De antemão, é muito comum que a marmita congelada libere água no momento do consumo. Isso pode ser um incômodo para muitas pessoas, porém felizmente pode ser resolvido de algumas formas. Uma delas é evitar guardar a marmita no congelador com ela ainda quente. Caso contrário, o vapor liberado pelo calor irá condensar na tampa e nos alimentos, gerando água que posteriormente ficará congelada.

2. Montagem da marmita congelada

Tendo em mente que o calor da comida pode gerar mais água, é preciso então refrigerar a comida antes de congelar. Ou seja, depois de prepará-la, leve à geladeira para que a temperatura caia, sem prejudicar a conservação dela. Quando a comida estiver mais gelada, a marmita pode ser montada e levada ao freezer.

3. Atenção ao preparo de legumes

Em termos gerais, os legumes são alimentos que possuem uma quantidade natural de água, fazendo com que parte dela seja liberada na marmita no momento de descongelar. Entretanto, é possível reduzir essa água liberada através do preparo, por exemplo, dos brócolis e couve-flor. Ao invés de cozinhar na água, prepare-os no vapor. Depois que estiverem prontos, deixe-os em uma travessa com papel toalha e leve à geladeira antes de temperar.

4. Descongelando a marmita

A forma de descongelar a marmita é um fator essencial para a qualidade dela. No caso, é sempre necessário deixar ela descongelando dentro da geladeira, por cerca de 12 horas antes do consumo. Dessa forma, quando chegar o momento da refeição, você pode esquentar rapidamente, da forma de sua preferência.

Em outros métodos de descongelamento, como o micro-ondas, a marmita fica mais aguada, e o arroz e feijão perdem sua qualidade.

5. Armazenamento da marmita congelada

Por fim, o armazenamento também é muito importante para que a marmita congelada não perca suas propriedades. Depois que a comida estiver pronta, certifique-se de ter um recipiente apropriado para o armazenamento dela.

No caso, prefira pote de vidro ou plástico livre de bisfenol (BPA Free), e que ele tenha uma tampa bem vedada. Ademais, se você não for consumir no mesmo dia de preparo, ela deve sempre permanecer no congelador.

Leia mais: Você sabe se é seguro deixar a comida dentro de uma panela de ferro? Veja o que descobrimos!

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915