Mascar fumo faz mal para a saúde? Veja quais os problemas desse hábito

Apesar de ter ficado menos popular com o tempo, mascar fumo ainda é um problema

Antigamente, o fumo de mascar era algo extremamente comum entre as pessoas. Com o passar do tempo, os estudos sobre esse hábito demonstraram que ele é problemático para a saúde, o que fez com que muitos parassem com ele. Mas infelizmente, dependendo da região do país, esse ainda é um costume forte. Dito isso, venha com o SaúdeLab, saiba porque mascar fumo faz mal para a saúde, e quais os problemas desse hábito.

A princípio, no Brasil, o costume de mascar tabaco está atualmente concentrado mais nas áreas rurais. Ou seja, é mais comum encontrar pessoas que consomem o fumo de mascar no interior do que nos centros urbanos. Consequentemente, é importante que haja um boa divulgação dos perigos desse hábito para que todos possam conhecer eles.

O que é o fumo de mascar, e do que ele é feito?

De maneira geral, o fumo feito para mascar é feito basicamente de tabaco. Este por sua vez é uma planta, amplamente empregada na produção de cigarro e similares. A partir dela é possível extrair a tão conhecida nicotina, uma substância extremamente viciante e tóxica para o organismo. Mas existem outras substâncias tóxicas presentes no tabaco, como naftalina, acetona e até mesmo formol. Portanto, mascar fumo faz mal e é uma prática que deve ser evitada, principalmente por quem acha que é menos agressivo que o próprio ato de fumar.

O tabaco usado para fazer o fumo de mascar pode ser puro ou acrescentado de sabores e aromatizantes. A planta é costuma ser triturada e moída para ficar pronta para o consumo, porém essa produção pode incluir outros processos. Como o próprio nome já sugere, para o usar o fumo de mascar você deve mastigar ele com os dentes, para liberar o sabor e a nicotina, e cuspir a saliva acumulada de tempos em tempos.

Leia mais: 5 erros de fumar cotonete que podem ser fatais para sua saúde

Mascar fumo faz mal e pode levar a quais problemas?

Por incrível que pareça, mascar tabaco é um hábito que pode ser igualmente prejudicial à fumar cigarro, ou até mesmo pior em alguns aspectos. Assim como o cigarro, o fumo de mascar pode levar a uma série de problemas cardíacos e pulmonares. Ademais, mascar o tabaco também aumenta as chances do desenvolvimento de cânceres, que na maioria das vezes são cânceres bucais.

Como mascar tabaco é um hábito que envolve e expõem a boca completamente, ela também acaba sofrendo muitas consequências. Começando pelos dentes, que ficam amarelados e com maiores chances de terem cáries. Já as gengivas correm o risco de desenvolverem gengivite. Por fim, por causa do forte sabor e aroma do tabaco, as pessoas que consomem o tabaco de mascar geralmente têm um péssimo mau hálito.

Outros problemas do tabaco de mascar

Tanto o fumo de mascar quanto o cigarro contém nicotina, que é um dos principais químicos responsáveis pelo vício nesses produtos. Porém o fumo de mascar pode ser ainda mais viciante que o cigarro por causa da mucosa da boca e dos vasos sanguíneos capilares presentes nela. Através deles, a nicotina chega muito mais rapidamente na nossa corrente sanguíneo do que no cigarro.

Por fim, conforme fora dito, o hábito de mascar tabaco atualmente é mais comum nas regiões rurais do interior, sendo até mesmo uma forte cultura dependendo do lugar. As pessoas que moram nessas áreas costumam ter uma maior dificuldade de acessar certas informações. Logo, se elas não ficarem cientes dos perigos do tabaco de mascar, é muito mais difícil acabar com o consumo dele.

Leia mais: Por que a pessoa engorda quando para de fumar? Veja o que é mais comum de ocorrer

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação