Melancia faz mal para a diabetes? Descubra se pode consumir tranquilamente

Certas frutas infelizmente precisam ser mais restritas na alimentação de diabéticos

Do ponto de vista nutricional, poucos alimentos são tão saudáveis e nutritivos quanto as frutas. A melancia, por exemplo, ajuda a manter nosso corpo bem hidratado e fornece diversos nutrientes para o nosso organismo. Porém, há quem diga que a melancia faz mal para a diabetes. Venha com o SaúdeLab, e descubra se é verdade que a melancia faz mal para a diabetes, ou se ela é segura.

A princípio, toda pessoa diabética ou pré-diabética deve ficar muito atenta com a sua alimentação para evitar que sua saúde piore. Consequentemente, mesmo alimentos como as frutas e vegetais, que costumam ser extremamente benéficos para o nosso organismo, tem de ser consumidos com cuidados. Isso incluir a própria melancia, que precisa ter suas propriedades conhecidas antes de ser acrescentada na dieta.

Carboidratos, índice glicêmico e a diabetes

De maneira geral, a diabetes é uma condição de saúde caracterizada por um problema no aproveitamento ou produção de um hormônio denominado insulina. Ela é secretada pelo pâncreas, e tem o importante papel de controlar os níveis de glicose no nosso sangue. Logo, alimentos que elevam a nossa glicemia precisam ser evitados por pessoas que são diabéticas.

Sob esse ponto de vista, existem dois fatores muito importantes a serem entendidos e que estão diretamente ligado a diabetes. O primeiro deles são os carboidratos. Presentes em incontáveis alimentos e em diversas formas, eles são os principais responsáveis pela formação de glicose no nosso organismo. Portanto, uma grande quantidade de carboidratos favorece o aumento da glicemia, o que obviamente é um problema para a diabetes.

Leia mais: Frutas para diabéticos: saiba quais comer e quais evitar?

O outro fator é o índice glicêmico. Ele funciona como um espécie de escala, usada para determinar o quão rápido os carboidratos de um determinado alimento são digeridos e absorvidos. Ou seja, o quão rápido um alimento pode aumentar a glicemia. Sob esse ponto de vista, se o índice glicêmico for alto, a glicemia do sangue aumenta em muito pouco tempo Mas se o índice for baixo, leva-se mais tempo para fazer o mesmo.

Como a melancia pode afetar a diabetes?

Conforme fora dito, a melancia é uma fruta que garante nossa hidratação e é rica em nutrientes, como vitaminas C e A, e minerais diversos. Porém para entender se a melancia faz mal para a diabetes, é preciso analisar seus carboidratos e índice glicêmico. Felizmente, apesar de possui alguns carboidratos, eles se encontram em uma quantidade relativamente baixa na fruta, o que é vantajoso para a diabetes.

Por outro lado, por incrível que pareça, a melancia é considerada um alimento com um índice glicêmico bastante elevado. Logo, ela consegue aumentar a glicemia do sangue rapidamente. Juntando essas características, é possível concluir que, basicamente, uma porção de melancia não oferece muitos carboidratos para o organismo, mas essa pequena quantidade será absorvida bem rápido.

Então a melancia faz mal para a diabetes de fato?

Não dá pra dizer que a melancia faz mal para a diabetes por si só, e sim que o consumo exagerado dela pode ter esse efeito. Assim como a grande maioria dos alimentos, se consumida com moderação, a melancia não irá causar nenhum problema para a saúde. Ou seja, se você for diabético, você pode consumir porções controladas dela no seu dia a dia para aproveitar todos os benefícios da fruta sem ter que se preocupar com sua glicemia.

Leia mais: Quem tem diabetes pode comer cuscuz? Descubra os efeitos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação