Melatonina faz mal para o coração? Fique atento aos efeitos colaterais

O uso da melatonina requer alguns cuidados para evitar quaisquer problemas

A princípio, a melatonina é um produto que ganhou bastante popularidade com o passar do tempo. Ela promete alguns benefícios muito interessantes, mas é importante saber como utilizar a melatonina para que ela não acabe sendo prejudicial para a saúde. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se a melatonina faz mal para o coração, e quais os cuidados necessários para usá-la.

Todo tipo de medicamento precisa ser tomado com atenção, e preferencialmente com a orientação de um profissional da saúde. Afinal, cada remédio possui uma aplicação específica, e se o uso não for feito corretamente, o efeito não só pode ser comprometido, como o medicamento passa a ser prejudicial para a saúde, causando efeitos colaterais severos em diversos casos.

Melatonina: o que é, e para que serve?

Apesar de ser comercializada como um tipo de suplemento ou medicamento, a melatonina na verdade é um hormônio produzido pelo nosso próprio corpo. Com a chegada da noite, o organismo precisa ir se preparando para a hora de dormir. Para isso, ele reduz as suas atividades, sejam elas digestivas, cerebrais, etc. E é aí que entra a melatonina, visto que ela tem a capacidade de regular essas atividades.

Essa é a principal função da melatonina que o corpo produz. Mas quem está precisando consumir ela na forma de medicamento, geralmente é porque está enfrentando problemas na qualidade do sono. Um dos fatores que contribuem para isso é o envelhecimento, visto que com o passar do tempo, vamos produzindo cada vez menos melatonina. Ou seja, dependendo da situação, o consumo de melatonina é bastante necessário.

Leia mais: A melatonina faz mal para o fígado? Confira quais são as funções dela

A melatonina faz mal para o coração?

Como ela é capaz de reduzir as atividades do corpo, é normal ficar receoso de que a melatonina faz mal para o coração. Mas felizmente, na prática o medicamento pode trazer muitos benefícios interessantes para o sistema cardiovascular. De maneira geral, o hormônio é capaz de conferir uma excelente proteção contra diversos problemas e condições cardiovasculares.

Para o coração, a melatonina ajuda a reduzir a frequência de batimentos cardíacos. Obviamente que esse efeito pode ser prejudicial para quem já tem uma baixa frequência cardíaca, mas na maioria das vezes esse efeito serve para prevenir arritmias. Ademais, a melatonina ainda promove a redução da pressão arterial, excelente para hipertensos e para evitar danos a longo prazo no sistema cardiovascular. Sendo assim, não é possível afirmar que a melatonina faz mal para o coração.

Como utilizar a melatonina de forma segura?

Por mais que não haja como dizer que a melatonina faz mal para o coração, ela pode sim ser prejudicial se não usada corretamente. Portanto, para evitar problemas, o ideal é que você consulte um médico especialista para saber qual é a dosagem apropriada para o seu corpo. As cápsulas de melatonina possuem diferentes proporções, sendo então necessário definir o uso com base nas suas necessidades específicas.

Outro cuidado importante é o horário de consumo. A melatonina só pode ser consumida durante a noite, próximo ao horário de dormir. Novamente, o horário em específico depende também de suas necessidades. Mas o que é constante para todos é que a melatonina não deve ser consumida por gestantes, para evitar riscos, ou durante o dia, para que o efeito dela não seja exercido no período inapropriado.

Leia mais: Qual o melhor chá para ansiedade? Conheça a melhor opção natural para se sentir bem

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação