Está naqueles dias? Conheça os 10 melhores alimentos para comer (e evitar) durante a menstruação

Durante a menstruação, existe uma série de cuidados que a mulher precisa tomar. Porém, o que muitos não sabem é que esses cuidados englobam até mesmo a alimentação, havendo tanto comidas benéficas quanto prejudiciais. Dito isso, o SaúdeLab vai te apresentar os 10 melhores alimentos para menstruação, para que você saiba o que comer e o que evitar.

À primeira vista, pode parecer estranho pensar que a alimentação influencia na menstruação. Afinal, ela está muito ligada aos hormônios, e segue alguns padrões importantes. Mas nunca devemos subestimar o impacto que os alimentos possuem na nossa saúde e bem-estar. Dependendo do que você come, os nutrientes da sua dieta podem causar muitos malefícios ou beneficiar imensamente a sua saúde, e isso inclui até a menstruação.

Quais os melhores alimentos para menstruação?

  • Abacate: conhecido por ser uma fonte de gorduras vegetais de ótima qualidade. Dentre os muitos benefícios delas, está a redução dos sintomas da menstruação.
  • Banana: é bem comum ter uma queda na qualidade do sono durante a menstruação. Com isso, alimentos com melatonina, como a banana, ajudam a consertar essa qualidade.
  • Melancia: a grande quantidade de água e nutrientes da melancia proporciona uma desintoxicação e hidratação do corpo, que são indispensáveis durante a menstruação.
  • Chá: gengibre e camomila podem ser aproveitados para fazer chás deliciosos e com propriedades anti-inflamatória e calmante, que são muito benéficas para os sintomas da menstruação.
  • Quinoa: talvez o sintoma mais marcante da menstruação são as mudanças de humor, que podem causar nervosismo, tristeza e irritabilidade. Nesse aspecto o quinoa é um aliada por ser um carboidrato complexo, proporcionando melhoras no humor.
  • Castanhas: sob o mesmo ponto de vista, a castanha também é uma boa opção, visto que alguns dos ácidos graxos dela fazem bem para o humor.
  • Chocolate amargo: ainda em relação ao humor, você provavelmente já sabe, mas o chocolate amargo ou meio-amargo também pode ajudar nesse sentido. Ele contém triptofano, que é um precursor da serotonina.
  • Semente de abóbora: muitas mulheres apresentam dores de cabeça durante o ciclo menstrual. Felizmente o magnésio presente nas sementes de abóbora ajudam a combatê-las.
  • Brócolis: assim como outros vegetais folhosos, o brócolis é fonte de minerais, fibras e vitaminas importantes para amenizar as dores da menstruação.
  • Salada de frutas: as frutas no geral são boas para fornecer inúmeros nutrientes para o organismo, o que combate a fraqueza causada pela menstruação. Portanto, comer uma salada de frutas de sobremesa é uma ótima ideia.

Leia mais: Chás caseiros para aliviar cólicas menstruais: conheça 03 opções que são pá pum!

E quais alimentos fazem mal para a menstruação?

  1. Carnes embutidas: por conterem grandes quantidades de sal e sódio, os embutidos favorecem, desta forma, a retenção de líquidos causada pela menstruação.
  2. Salgadinhos: assim como as carnes embutidas, os salgadinhos e chips industrializados também são grandes fontes de sódio e sal, sendo preciso, então, evitá-los durante a menstruação.
  3. Café: a cafeína presente no café e alguns chás é um problema tanto para o humor quanto para a qualidade do sono. Logo, durante o ciclo menstrual, procure evitar ou reduzir o consumo de café.
  4. Energético: como os energéticos também contém cafeína, eles também podem causar os mesmos problemas do café. Porém, acabam sendo até piores por causa das altas quantidades de açúcar.
  5. Frituras: no caso, as frituras em óleo infelizmente deixam os alimentos muito mais gordurosos, fazendo com que a batata-frita, empanados e similares passam a ser prejudiciais para a menstruação.
  6. Carne vermelha: as carnes de boi e porco também são fontes de gordura, favorecendo, assim, a inflamação no organismo e piorando os sintomas da menstruação.
  7. Chocolate: por incrível que pareça, o chocolate também pode ser problemático para a menstruação. No caso, estamos falando dos chocolates ao leite, branco e mais industrializados, que contém muito mais açúcar e não oferece os mesmos benefícios que o amargo ou meio-amargo.
  8. Pimenta: como as pimentas são alimentos muito picantes, elas podem piorar quaisquer problemas estomacais que a menstruação causa.
  9. Arroz branco: a digestão e absorção do arroz branco ocorre de forma muito rápida, o que pode favorecer o inchaço abdominal e quaisquer compulsões alimentares causadas pela menstruação.
  10. Bebidas alcoólicas: além das alterações de humor que o álcool causa, ele também leva a desidratação e pode até mesmo desregular o ciclo menstrual.

Leia mais: Veja como treinar para melhorar a cólica menstrual e se surpreenda

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915