Chás caseiros para aliviar cólicas menstruais: conheça 03 opções que são pá pum!

Confira opções certeiras de chá para amenizar as dores do período menstrual!

Se você sofre com cólica menstrual, sabe bem que esse pode ser um período bastante desconfortável. Entretanto, existem opções de chás caseiros que aliviam as dores e que auxiliam no tratamento dos incômodos oriundos desse momento. Portanto, confira hoje no SaúdeLab as melhores receitas de chás que irão controlar os sintomas ocasionados pela menstruação.

Nesse sentido, é importante salientar que as receitas apresentadas nessa matéria não substituem o tratamento médico para casos de dores persistentes ou muito fortes. Em tais situações, recomendamos a consulta com um médico ginecologista para avaliar se há algum problema relacionado ao desenvolvimento de doenças como a endometriose, dentre outras. Dito isso, continue conosco e confira as receitas que selecionamos para você!

Os melhores chás caseiros para alívio da cólica menstrual

A dismenorreia, conhecida como a famosa cólica menstrual, é uma dor uterina que pode ocorrer antes e durante a menstruação. Assim, ela acontece porque, durante as contrações que o útero faz para eliminar as descamações menstruais, o órgão também libera um hormônio chamado prostaglandina, que é altamente inflamatório e produz as tão temidas dores.

Desse modo, é comum que as mulheres recorram a remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos para aliviar a cólica menstrual. Todavia, também existem plantas medicinais eficazes que podem atuar na diminuição das dores desse período. Portanto veja agora a seleção de chás caseiros que preparamos para que você consiga amenizar esse problema.

chá caseiro para alívio das cólicas menstruais
Confira as receitas com os melhores chás para alívio das cólicas menstruais. Fonte: Canva.

Chá de camomila e lavanda

A camomila é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que ajudam a aliviar os sintomas do período menstrual. Do mesmo modo, ela contém apigenina, uma substância que atua diretamente nos receptores do cérebro, causando uma sensação de relaxamento do corpo.

Já a lavanda possui propriedades antiespasmódicas, que regulam e diminuem a intensidade dos movimentos uterinos, aliviando a cólica menstrual. Assim, camomila e lavanda são duas flores ótimas para o controle da cólica menstrual e dos sintomas da menstruação, como irritação e desconforto.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de flores de camomila frescas ou desidratadas;
  • 1 colher de chá de flores de lavanda secas;
  • 150ml de água.

Modo de preparo

Após ferver a água, coloque-a em um recipiente. Em seguida, adicione as flores de camomila e lavanda, tampe o local e aguarde por cerca de 10 minutos. Por fim, basta coar e beber o chá de 2 a 3 vezes por dia.

Contraindicações

O chá de camomila e lavanda possuem ação calmante e por isso não devem ser consumidos por quem sofre de pressão baixa ou por indivíduos que já fazem uso de medicamentos de efeito calmante. Além disso, ele também é contraindicado para grávidas e gestantes.

Chá de gengibre e camomila

O gengibre oferece uma poderosa ação anti-inflamatória e analgésica, devido a compostos como a zingerona e o gingerol. Além disso, ele possui propriedades antieméticas, que cortam as náuseas e enjoos que se apresentam junto com a cólica menstrual. Desse modo, aliado à camomila, ele se torna uma excelente opção para amenizar os sintomas desse período.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de gengibre picado;
  • 1 colher de chá de flores de camomila frescas ou desidratadas;
  • 150ml de água.

Modo de preparo

Ferva a água e o gengibre juntos, por cerca de 5 minutos. Em seguida, retire a mistura do fogo e coloque-a em um recipiente. Por fim, acrescente as flores de camomila, tampe o local e aguarde mais 10 minutos. Depois coe o chá e beba-o por no máximo 3 vezes ao dia.

Contraindicações

O chá de gengibre e camomila não deve ser consumido por gestantes, lactantes e indivíduos que tenham pressão baixa ou que já tomem medicamentos calmantes. Da mesma forma, a bebida também é contraindicada para pessoas que sofrem de males estomacais, como úlceras e gastrite.

Chá de calêndula, noz-moscada e erva doce

A calêndula é uma flor da família das margaridas, que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Assim, aliada aos efeitos calmantes e antiespasmódicos da noz-moscada e da erva doce, a mistura se torna ideal para o controle da cólica menstrual e de outros sintomas desse período.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de pétalas de calêndula;
  • 1 colher de chá de noz-moscada em pó;
  • 1 colher de chá de erva doce;
  • 150ml de água.

Modo de preparo

Antes de tudo, coloque todos os ingredientes numa panela e deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos. Em seguida, retire do fogo, coe e beba por, no máximo, 2 vezes ao dia.

Contraindicações

Pois bem, o chá de calêndula, noz-moscada e erva doce não deve ser ingerido por gestantes, lactantes, crianças menores de 6 anos de idade e pessoas que possuem alergia à plantas da família das margaridas.

Leia também: Chá De Lavanda: Você Sabia Que Dá Uma Bebida Incrível? Conheça Os Benefícios

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação