Mude seus hábitos alimentares e previna doenças com dicas de Especialista

Entenda como alimentos podem ajudar a evitar diabetes, pressão e colesterol alto e alguns tipos de câncer

Agosto é o Mês do Nutricionista, por isso, o SaúdeLab lembra a importância de cultivar bons hábitos alimentares para ter mais qualidade de vida, já que a alimentação é a base da saúde física e mental. Então, para viver bem, é preciso comer bem. Então, trazemos para você quatro dicas para melhorar seus hábitos alimentares.

Com o avanço da ciência e a preocupação da longevidade, a alimentação saudável tornou-se a principal responsável por nutrir o organismo e manter as reservas  fornecendo energia, vitaminas e minerais. Na maioria das vezes, a alimentação é, inclusive, a melhor forma de prevenir doenças.

Mudança de hábitos alimentares

“Muito mais do que auxiliar na questão estética, a alimentação correta contribui para a redução do estresse e da ansiedade. Assim como o fortalecimento da imunidade, diminui as chances de doenças como diabetes, obesidade, pressão alta, colesterol elevado e até alguns tipos de câncer”, explica a nutricionista Lucila Santinon.

Para ela, hábitos saudáveis tem papel fundamental no tratamento de doenças crônicas, no bom funcionamento intestinal, assim como na absorção dos nutrientes e na melhora do sono e do humor.

Além de entender a importância de cultivar bons hábitos é preciso considerar que para cada pessoa há uma lista de necessidades diferentes,  que variam conforme suas características, estilo de vida, faixa etária e rotina. Por isso, é importante consultar um nutricionista, para avaliar o perfil do paciente e indicar uma dieta específica.

Além disso o profissional avaliará se os valores diários recomendados de vitaminas serão supridos apenas com a alimentação. Por isso, se necessário, o especialista indicará suplementos, na dosagem adequada para cada caso.

Saiba quais nutrientes não devem faltar no dia a dia e como melhorar seus hábitos alimentares:

  1. Use e abuse de frutas, verduras e legumes; deles vem uma infinidade de micronutrientes, que são as vitaminas e os minerais.
  2. Os polivitamínicos são grandes aliados, quando não há, entretanto, a quantidade recomendada de cada vitamina, principalmente Vitamina D, C, complexo B e minerais como Zinco.
  3. Ômega 3, igualmente encontrado nos peixes, é um dos nutrientes mais importantes e seu consumo pode trazer benefícios à saúde e à prevenção de doenças.
  4. Para a imunidade manter-se em alta, é preciso consumir diariamente proteínas de fonte vegetal ou animal. Para agregar fontes proteicas de alto valor biológico, a suplementação acaba sendo uma ótima aliada, por meio do consumo de whey protein, proteínas plant based e colágeno.

Leia também: 10 alimentos perfeitos para menopausa – Veja o que comer e o que evitar!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação