Murici é bom para diabetes? Entenda os efeitos da planta exótica na glicemia

À primeira vista, mesmo sendo uma fruta presente em todo o Brasil, poucas pessoas conhecem ou já comeram o murici. Por outro lado, apesar de seus efeitos gerais não serem tão conhecidos, a fruta é comumente vista como um excelente alimento para diabéticos. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o murici é bom para diabetes e quais são os principais benefícios dele.

Por incrível que pareça, mesmo sendo consideradas muito saudáveis, algumas frutas podem ser perigosas para a diabetes. Afinal, ela é uma condição que limita bastante a alimentação em certos aspectos, e infelizmente isso acaba incluindo certos tipos de frutas.

Felizmente, também existem aqueles que são benéficas para a diabetes. Resta saber se esse é o caso do murici ou não.

Murici é bom para diabetes ou não?

De maneira geral, a diabetes é uma condição em que aproveitamento ou produção de insulina são prejudicados. E a insulina por sua vez é um hormônio responsável por equilibrar os níveis de glicose no sangue, que se elevados demais prejudicam a nossa saúde.

O principal fator que leva ao aumento da glicemia é o consumo de carboidratos. É justamente nesse aspecto que o murici é bom para diabetes.

No caso, o murici é uma fruta fonte de fibras. Quando no nosso organismo, elas reduzem consideravelmente a velocidade em que os carboidratos dos alimentos são absorvidos. Isso permite com que a glicemia se eleve menos e seja mantida sob controle de forma mais eficiente, e ainda previne a resistência à insulina.

Com isso, fica claro que o murici é bom para diabetes de fato.

Em excesso, o murici pode ser prejudicial para pessoas diabéticas

Conforme fora dito, o murici é bom para diabetes por causa da presença de fibras em sua composição. Contudo, assim como todo alimento, ele também possui carboidratos.

Obviamente é uma quantidade muito menor que outros tipos de comidas, mas ainda assim é significativa. Logo, se consumido em porções muito grandes, o murici irá elevar a glicemia e fazer mal para a diabetes independente das fibras.

Outros efeitos benéficos do murici para a saúde

  • Aumenta a imunidade: uma das vitaminas mais expressivas do murici é a vitamina E. Ela é importante no sistema imunológico pois mantém ele e suas atividades mais bem protegidos.
  • Melhora o trânsito intestinal: outro importante efeito que as fibras tem é a melhoria dos movimentos intestinais e da formação das fezes. Através delas, é possível melhorar bastante a evacuação e trânsito do intestino, de forma que o murici acaba sendo um aliado contra a constipação.
  • Previne a combate a anemia: o murici também é fonte de outras vitaminas além da E, como a vitamina C. Um dos efeitos dela no nosso corpo é a melhoria na absorção de ferro, mineral que combate a anemia.
  • Mantém a pele saudável: enfim, juntamente com a vitamina C, a vitamina A do murici ajuda a manter a pele protegida, inibe o desenvolvimento de rugas, e favorece a produção de colágeno.

Leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915