Não desista! Saiba agora o que fazer para melhorar a aptidão física

De antemão, nem sempre estamos dispostos e com a melhor disciplina. Alguns atletas reclamam que em alguns dias falta bastante aptidão. No entanto, o que fazer pra melhorar a aptidão física e ter mais foco no dia a dia? Saiba que existem algumas coisas que você pode mudar na sua rotina e recuperar o ânimo para treinar. Desse modo, o SaúdeLab trouxe dicas que podem ajudar a melhorar e que pode incluir na sua rotina.

Então, vamos lá! Selecionamos dicas poderosas para mudar sua vida a partir de agora.

Dicas para alcançar uma boa aptidão física

Antes de tudo, para obter o máximo aproveitamento, é fundamental ter disciplina e perseverança. Abaixo, você pode conferir algumas dicas que, além de melhorar o condicionamento físico.

Exercite-se regularmente para melhorar a aptidão física

A princípio, para adquirir bom preparo físico é preciso se exercitar progressivamente, já que o corpo precisa ser constantemente estimulado para atingir os resultados esperados. Além da constância dos treinos, em cada etapa o exercício deve ser trabalhado de determinada forma, com repetições e intensidades definidas.

Em síntese, a frequência será estabelecida por um profissional de educação física, de acordo com a rotina e objetivo de cada pessoa. Em alguns casos, pode ser recomendada a prática diária. Já em outras situações, basta apenas alguns dias na semana para atingir a finalidade esperada.

mulher cansada após treino
Veja como melhorar a aptidão física. Foto: Canva Pro

Mude seus hábitos no dia a dia

Em suma, o condicionamento físico não é aprimorado apenas com os exercícios. Alguns hábitos podem ajudar a atingir a condição física ideal de acordo com seus objetivos. Logo, isso quer dizer que subir escadas, ao invés de usar o elevador, pode fazer uma grande diferença e aumentar a produtividade nos treinos.

Intercale treinos de força com cardiorrespiratórios

Continuando, a dica agora é te lembrar de diversificar a rotina de exercício. Desse modo, uma coisa é certa: quem realiza o mesmo treinamento com carga e intensidade iguais, obterá sempre o mesmo rendimento. Isso significa que o condicionamento físico permanecerá o mesmo.

Sendo assim, é importante intercalar exercícios de força com cardiorrespiratórios. O primeiro tem a finalidade de fortalecer os músculos, tendões, articulações e ligamentos. Enquanto as atividades cardiorrespiratórias têm o objetivo de queimar calorias, por meio de exercícios de alta intensidade.

A combinação dos dois vai desenvolver, simultaneamente, a força e a agilidade. É exatamente por isso que a melhor opção é combinar os dois tipos de exercício para atingir o condicionamento físico ideal.

Descanse corretamente

Em síntese, o descanso depois de qualquer atividade física é muito importante. Quando o corpo não relaxa, não consegue aumentar o condicionamento físico. Isso acontece porque ele fica estático, criando uma sobrecarga de treinamento overtraining , que prejudica o desempenho.

Alimente-se melhor

Uma alimentação balanceada garante que o corpo será nutrido de forma eficiente, evitando a fadiga e propiciando a correta reposição de energia. Isso otimiza bastante o período de recuperação do organismo entre um exercício e outro.

Por fim, saiba que a alimentação pode atrapalhar ou ajudar a potencializar o treino. Se ela estiver incorreta, pode deixar o organismo fraco e indisposto.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação