O que fazer com a nata do leite? Veja benefícios e como reaproveitar corretamente

Conheça esse ingrediente versátil e muito útil na culinária

Atualmente, é possível encontrar natas disponíveis para compra em muitos supermercados. Contudo, esse produto também pode ser extraído do leite, dependendo do tipo e do processo de produção dele. Portanto, venha com o SaúdeLab e aprenda sobre o que a nata de leite contém e como reaproveitá-la com segurança.

À primeira vista, pode parecer estranho que a nata do leite que bebemos possa ser utilizada para algo. Porém, assim como o próprio leite é bastante versátil para receitas, a sua nata também é, apresentando diversas aplicações. Sendo assim, é interessante evitar o descarte dela de formas proveitosas.

Afinal, o que é a nata do leite?

Antes de mais nada, para poder aproveitar a nata do leite corretamente, é importante compreender o que ela é de fato, bem como quais são seus componentes. Conforme fora dito, ela pode ser adquirida em mercados, e sua lista de ingredientes geralmente possui apenas um item. No caso, se trata do creme de leite pasteurizado, o que pode ser confuso, visto que o creme de leite em si é outro tipo de produto.

Em termos gerais, a nata é uma parte da gordura do leite, que junto ao soro, são os seus principais componentes. Nesse aspecto, ela é bastante similar ao creme de leite comum, porém ele apresenta menos gordura, consistência mais líquida, e sabor mais leve, fazendo dele mais refinado e caro.

Já a nata do leite é obtida através de processos de separação no leite, como a fervura. Nesses processos, a gordura se separa do líquido, dando origem a esse produto.

biscoitos de nata de leite
a nata também pode ser utilizada em receitas mais elaboradas, como de biscoitos – Canva pro

Produzindo manteiga com a nata

Tendo em mente a origem e composição da nata do leite, é possível pensar em formas de aproveitá-la. Tal aproveitamento pode ser um grande benefício para quem não gosta de leite com nata, ou para quem gosta de testar receitas. No caso, umas das receitas que pode ser feita com a nata é a manteiga caseira.

Conforme fora dito anteriormente, a nata é composta basicamente por gordura e soro. Para fazer a manteiga, será necessário separar esses componentes em uma batedeira. No caso, será necessário cerca de 300g de nata gelada, e essa quantidade será batida até que o soro comece a se depositar no fundo. Quando chegar nesse ponto, lave ela com água em uma peneira, adicione sal aos poucos e mexa manualmente até a consistência de manteiga.

Biscoitos de nata caseiros

Por fim, a nata também pode ser utilizada em receitas mais elaboradas, como de biscoitos. Nesse caso, ela precisa ser incorporada com outros ingredientes. No total, serão utilizados pouco ingredientes, sendo eles:

  • 300g de nata;
  • 200g de açúcar;
  • e 300g de farinha de trigo.

Primeiramente, comece adicionando todos os ingredientes em um recipiente. Misture bem até pegar o ponto de uma massa, momento no qual ela precisa ser sovada com as mãos. Quando a massa estiver bastante consistente, molde ela no formato de biscoitos de sua preferência e polvilhe eles com um pouco de açúcar. Feito isso, leve-os para uma forma untada e coloque no forno a 180°C, por cerca de 30 a 40 minutos.

Leia mais: Dá para fazer queijo com kefir? Saiba dos benefícios desse ingrediente saudável