Como purificar o ambiente da casa com plantas? Veja 5 espécies lindas e fáceis de cuidar

Respire ar mais oxigenado com plantas dentro de casa

Sem dúvidas, ter plantas em casa é uma excelente forma de decorar o espaço, além de poder ser um grande passatempo. Como a variedade de espécies é enorme, você pode escolher a planta que você mais gostar. Por outro lado, se você procura purificar o ambiente, é importar ficar por dentro das espécies mais apropriadas. Portanto, venha com o SaúdeLab e confira 5 plantas que vão te ajudar a purificar o ambiente de sua casa.

Como as plantas podem purificar o ambiente?

À primeira vista, você provavelmente já sabe que as plantas são capazes de produzir oxigênio e consumir alguns componentes do ar, através de processos fisiológicos como a fotossíntese. Contudo, talvez você não saiba que é possível aproveitar esse fenômeno para purificar o ambiente da sua casa e deixá-la com um ar mais fresco. Portanto, conheça algumas espécies de planta que vão te ajudar nesse objetivo.

Palmeiras

Para dar início a essa lista, vamos começar por duas espécies de Palmeiras, sendo elas a Rafis e a Areca. Ambas possuem um porte médio, podem se desenvolver tanto dentro quanto fora de casa, e são fáceis de se cuidar. Entretanto, é preciso ter uma atenção extra com a palmeira Areca, pois ela tem preferência por locais com meia-sombra, que não sejam muito escuros.

Jiboia

A Epipremum pinnatum, comumente chamada de Jiboia, é uma espécie muito popular. Além de ter um cultivo simples, ela é muito procurada pelo seu potencial na decoração de casa, servindo tanto para ambientes externos quanto internos. Ou seja, a sua capacidade de purificar o ambiente acaba se tornando um bônus muito grande.

Palmeira rafis e planta jiboia
À esquerda palmeira Rafis e à direita planta Jiboia. Foto: Canva PRO

Antúrio

Se você é uma pessoa que gosta de flores, talvez o antúrio seja a sua melhor opção. As flores dessa planta podem apresentar cores bastante diversas, e possuem uma grande durabilidade. Sua beleza também se estende para suas folhas, que além de ajudarem a purificar o ambiente, são muito bonitas.

Dracenas são ótimas para purificar o ambiente

Sem dúvidas, as dracenas são um grupo de plantas bastante popular e numeroso, sendo bastante efetivas na purificação do ambiente. Contudo, é preciso dar um destaque a Dracaena reflexa, popularmente chamada de Pleomele. Está espécie possui uma excelente adaptação ao ambiente interno, porém isso não significa que as outras Dracenas sejam ruins nesse quesito.

Antúrio e Dracena em vasos.
À esquerda antúrios e à direita Dracena. Foto: Canva PRO

Samambaias

Por fim, mas não menos importantes, é necessário citar as samambaias nessa lista. Essas plantas pteridófitas possuem folhas que variam muito entre cada espécie, mas sendo exuberantes em todas elas. As samambaias são comumente utilizadas em jardins verticais e vasos pendentes, mas podem ser utilizadas para purificar o ambiente sem muitas dificuldades.

Leia mais: Como melhorar a umidade do ambiente sem usar umidificador? Descubra agora