O gergelim faz mal para os rins? Quais os benefícios e malefícios dele?

A princípio, o gergelim é um ingrediente que divide bastante as opiniões. Entretanto, quem gosta dele tem as vantagens de poder aproveitar os benefícios que o gergelim oferece. O problema é que nem sempre ele é totalmente saudável para o nosso organismo. Sendo assim, o SaúdeLab vai ensinar se o gergelim faz mal para os rins, e quais os benefícios e malefícios dele.

Existem diversos tipos de alimentos que prejudicam a saúde dos rins. Afinal, ele é responsável por filtrar inúmeros compostos do nosso sangue. E se esses compostos forem tóxicos ou excessivos, os rins podem ser lesionados de alguma forma. Resta então saber se o gergelim apresenta algum nutriente que possa causar esse problema, ou se ele é realmente seguro para os rins.

Benefícios do gergelim para a saúde

  • Ajuda no emagrecimento: a combinação de proteínas, gorduras de qualidade e fibras do gergelim promovem uma maior sensação de saciedade após as refeições, auxiliando na perda de peso.
  • Fortalece os ossos: por incrível que pareça, o gergelim é rico em minerais. Dentre eles, estão o magnésio, cálcio e fósforo, os quais são todos indispensáveis para a saúde e manutenção da estrutura dos ossos.
  • Favorece a saúde cardiovascular: outra função importante das gorduras e fibras, mas dessa vez associadas com vitaminas e fitoestrogênios, é reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Esse efeito promove a saúde cardiovascular em muitos aspectos, especialmente na prevenção de doenças.
  • Protege o cérebro: existem compostos no gergelim denominados de lignanos. Eles mantém o cérebro protegido, de forma a conservar a nossa cognição e prevenir doenças neurodegenerativas.
  • Melhora o intestino: pode parecer estranho, mas os lignanos, assim como as fibras no geral, também favorecem o trânsito intestinal, combatendo problemas como a constipação.

Leia mais: Benefícios do gergelim: saiba suas contraindicações e formas de consumir

Mas, o gergelim faz mal para os rins mesmo?

De maneira geral, compostos como o sódio, gorduras e açúcar são potencialmente prejudiciais para os rins. Com isso, doces, alimentos industrializados, carnes embutidas, refrigerantes e similares acabam sendo um risco para o órgão, bem como para a nossa saúde como um todo. Por apresentar um pequena quantidade de gorduras, algumas pessoas podem pensar que o gergelim faz mal para os rins, mas felizmente esse não é o caso.

Conforme fora dito, as gorduras presentes no gergelim são de alta qualidade. Portanto, diferente das gorduras presentes, por exemplo, em carnes vermelhas, manteiga e maionese, que de fato são ruins para a saúde e para os rins, elas são consideradas benéficas. Ademais, o gergelim não faz mal para os rins pois acredita-se que ele na realidade fortalece o funcionamento dele e até do fígado.

Existe algum tipo de malefício no consumo de gergelim ou não?

No geral, o gergelim é considerado um alimento muito seguro. Entretanto, em alguns casos ele é capaz de interferir no funcionamento de medicamentos para pressão arterial ou para a diabetes. Ou seja, se você está sob o uso de algum medicamento desse, tenha cuidado com o gergelim. Fora isso, a única contraindicação dele é para mulheres gestantes, apenas por questão de segurança.

Leia mais: Tomar refrigerante vencido faz mal? Saiba quais os problemas da bebida

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915