O que causa caspa? Como tratar? Mitos e verdades que você precisa saber

Descubra hoje os fatores que pioram e saiba lidar de maneira prática com esse problema

A Caspa ou Dermatite Seborreica (nome científico) pode surgir e afetar a saúde emocional das pessoas. Mas, você sabe o que causa caspa? Descubra hoje os fatores que pioram e saiba lidar de maneira prática com esse problema incômodo. Pensando em você, o site Saúde Lab apresenta informações para esclarecer mitos e verdades e deixá-lo no controle da situação.

Descubra o que causa caspa

Se você tem caspa é essencial entender os motivos que podem fazê-la piorar. Ela é uma doença inflamatória no couro cabeludo que pode ser causada por fungos e excesso de oleosidade, ou ainda estar relacionada a genética familiar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) milhões de pessoas têm caspa e os casos aumentam a cada ano. Normalmente, ela surge como flocos esbranquiçados no couro cabeludo e outras partes do corpo que são mais oleosos.

Além dessas cascas brancas de tamanhos variados, a coceira traz muito desconforto e gera um ciclo vicioso, quanto mais coça, mais aumenta a inflamação e a descamação. E se não cuidar é ter perda de cabelo.

Continue a leitura e saiba com mais detalhes o que fazer para resolver o que causa caspa. Além disso, descubra se existe opções de tratamento para reverter esse quadro.

caspas no cabelo
As cascas brancas de tamanhos variados e a coceira trazem muito desconforto – Canva

4 verdades que pioram a caspa

Saber o que causa caspas é fundamental para se cuidar corretamente. Existem hábitos que pioram e você precisa estar bem atento(a) para evitá-los. Veja a seguir a lista dos principais e se algum deles fazem parte da sua rotina.

1. Oleosidade excessiva não é mito

Uma das principais causas da caspa é a oleosidade excessiva, ou seja, quando os fios de cabelo e o couro cabeludo estão com excesso de sebo e gordura. Isso pode acontecer devido à má higienização do cabelo e até mesmo devido a pessoa ter os fios mais oleosos.

Nesses casos, a oleosidade se acumula no couro cabeludo formando pequenas escamas brancas ou amarelas. Isso facilita a proliferação de fungos e agrava ainda mais a situação.

2. Estresse

Quem não se estressa hoje em dia? Porém, ele precisa ser reduzido ao máximo. Devido à pressão do dia a dia e até mesmo a preocupação, aumentam o estresse de modo que cause a descamação do couro cabeludo e pioram as caspas.

De fato, quanto ficamos mais estressados a tendência é haver um desequilíbrio nos hormônios do corpo e isso afeta diretamente o emocional.

3. Acúmulo de cremes

Pessoas com predisposição a ter caspas devem evitar passar cremes na raiz do cabelo. Isso não é mito, saiba que o acúmulo de creme no couro capilar aumenta a umidade e produz um ambiente rico para fungos se proliferarem junto com a oleosidade.

4. Água quente pode causar caspa?

A pele do couro cabeludo é muito sensível. E essa é outra verdade, pois ao usar água muito quente na limpeza dos fios, ela pode sim causar irritação e piorar a caspa. Desse modo, água quente pode acelerar a escamação e aumentar a inflamação. Assim sendo, evite ao máximo lavar o seu cabelo com água quente.

Leia mais: É certo lavar o cabelo uma vez por semana? Veja cuidados essenciais para os fios

Mitos sobre a caspa

Afinal, o que pode ser considerado mito sobre o que causa caspa?

  • Não lavar o cabelo: caspa e sujeira nem sempre andam juntas. Ou seja, ela pode surgir no cabelo limpo.
  • Usar shampoos comuns para eliminar caspa: de início pode até parecer que sim, contudo, esses produtos não tratam a inflamação.
  • A caspa é contagiosa: definitivamente, ela não é. Além do mais, os fatores que causam a caspa dependem da predisposição de cada pessoa em desenvolvê-la.

Tratamento

Agora que você já sabe um pouco mais o que causa caspa, chegou a hora de descobrir quais são os tipos de tratamento que existem. O primeiro passo é procurar um médico dermatologista para avaliar seu caso e traçar as melhores opções de controle.

Enquanto isso, veja as melhores formas de prevenir a caspa:

  1. higienize o cabelo da maneira certa, ou seja, lavando o couro cabeludo pelo menos 2 vezes na semana.
  2. evite esfregar o couro cabeludo com as unhas, pois essa fricção exagerada irrita ainda mais e não resolve;
  3. use cremes de pentear somente ao longo dos fios e em quantidade suficiente;
  4. usar shampoos de acordo com seu tipo de cabelo e que tenham ativos naturais podem diminuir a irritação.

Veja também: Descubra TUDO o que você precisa saber antes de usar babosa no seu rosto ou cabelo

Por último, ao se consultar com um dermatologista ele pode indicar os melhores shampoos anti-caspa e outros medicamentos para ajudar com estresse e ansiedade.

O que mais causa caspa?

Clica aqui e entenda mais sobre o assunto no vídeo de hoje com a dermatologista Leila Bloch (CRM: 108287)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação