O que causa fibromialgia em Mulher Moranguinho na Fazenda 14? Saiba o que piora e como tratar

Mulher Moranguinho revela momentos críticos de dores no “Reality A Fazenda 14” que afeta saúde emocional e músculos, em particular. A doença em questão é a Fibromialgia, que segundo ela foi diagnostica a mais tempo. O SaúdeLAB explica o que é, quais são seus sintomas e se tem tratamentos.

A fibromialgia é uma doença crônica, que causa dor generalizada em todo o corpo, o que leva a diversos outros problemas, como cansaço excessivo, problemas de sono e até transtornos psicológicos. Assim, veja hoje no SaúdeLab quais são as causas dessa doença e como ela age no organismo, conferindo seus sintomas e formas de tratamento.

O que causa a fibromialgia?

Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho do Reality A Fazenda em 2022, conta as situações de estresse que tem vivido nesse período estão deixando sua saúde abalada. Mesmo em tratamento para a Fibromialgia, as dores fortes a obrigam a ficar mais lenta. “Ah, uma amenizada por causa do remédio, né? Mas fica tudo muito ‘estafante’ para mim. Em casa, quando eu fico assim, eu fico na cama. Mas aqui não tem jeito. Vou fazendo devagarzinho”, explica.

A fibromialgia é uma síndrome que ainda não tem uma causa definida. Ela é mais comum entre mulheres na idade adulta, a saber, entre os 30 e os 50 anos. No entanto, alguns estudos demonstraram que ela pode estar atrelada a fatores genéticos.

Do mesmo modo, pessoas que passaram por algum trauma físico, que sofreram repetidas pancadas em alguma parte do corpo ou que são portadoras de doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus têm mais chances de desenvolver a doença. Outros estudos também sugerem que algumas infecções virais também podem ocasionar a fibromialgia.

Em todos estes casos, há uma alteração no nível neuronal que acaba afetando o modo como a dor é percebida pelo sistema nervoso, o qual acaba intensificando-a.

fibromialgia
A fibromialgia é uma doença neurológica grave. Veja quais são seus sintomas e como iniciar o tratamento. Fonte: Canva.

Os sintomas mais comuns da fibromialgia

O principal sintoma da fibromialgia é o aparecimento de dores agudas em diferentes partes do corpo e que se arrastam ao longo da vida. Nesse caso, tais dores podem gerar consequências como: maior sensibilidade à dor, cansaço excessivo, dor de cabeça constante, dificuldades para dormir, rigidez muscular, problemas de memória e concentração.

Ademais, muitos pacientes também sofrem com um formigamento intenso nas mãos e pés, além de dores na mandíbula e alguns problemas digestivos, em especial a Síndrome do Intestino Irritável. Da mesma forma, são comuns relatos de pessoas que sofrem de uma “névoa mental”, tendo dificuldade para sintetizarem o raciocínio e o pensamento.

De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, tais sintomas acabam desgastando, de forma natural, a capacidade do indivíduo de lidar com os problemas causados pela doença. Isso faz com que a grande maioria destes desenvolvam depressão e outros transtornos psicológicos.

Leia mais: 5 dicas para evitar a ansiedade na hora de dormir

Diagnóstico da Síndrome de Fibromialgia

O diagnóstico da fibromialgia é difícil e pode levar meses. Isso porque não existe um exame específico que possa confirmar a existência da doença. Em geral, o médico reumatologista avalia todos os sintomas durante algum tempo até que se possa descartar a hipótese de outras doenças com sintomas semelhantes, como o hipotireoidismo e a polimialgia reumática.

Tratamento da doença

Apesar de não haver cura para a fibromialgia, o tratamento pode ajudar a aliviar e controlar as dores frequentes e os demais sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, em geral, o tratamento é feito com base na ingestão de analgésicos e relaxantes musculares, que aliviam a rigidez muscular e a dor.

Além disso, o uso de antidepressivos também podem ser indicados para o tratamento da fibromialgia. O objetivo visa aumentar os níveis de serotonina do corpo, hormônio que proporciona maior resistência às dores e uma melhora na capacidade de lidar com a doença.

Exercícios físicos

Outra forma de trazer alívio e potencializar a produção de substâncias hormonais do bem-estar são os exercícios físicos regulares. A pessoa pode optar por caminhadas ao ar livre, fazer pilates ou hidroginásticas. Essas modalidades são de baixo impacto e podem ser adaptadas conforme a condição individual e tolerância.

Terapias Complementares

Além das medicações e exercícios físicos, existem recursos fantásticos nas terapias complementares que dão suporte as pessoas afetas pela doença. O leque de possibilidades é extenso e podem ser feitos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular.

Alimentação

Existem muitos alimentos que melhoram a saúde do corpo elevando os níveis de nutrientes fundamentais, principalmente, para aqueles com a fibromialgia. A preferência deve ser os que possuam lítio, triptofano, Vitaminas (B12, A, C, E etc.), selênio, magnésio, por exemplo. Estudos científicos indicam que as melhores dietas são as com alimentos antinflamatórios, as veganas e low carb.

Os melhores são: oleaginosas, gengibre, banana, milho, peixes e frutos do mar, frutas cítricas e as vermelhas, repolho e alface. Além desses, você pode incluir também aveia, feijões, abacate, suco natural de uva, azeite extravirgem orgânico e outros grãos integrais como a quinoa, chia e gergelim.

Por outro lado, tente reduzir carne vermelha, alimentos gordurosos, açúcar e sal, bebidas alcóolicas em geral, café e alimentos ricos em oxalato.

Enfim, são muitas opções que favorecem a qualidade de vida e melhoram os sintomas da doença. Como vimos, deve-se aliar aos medicamentos os exercícios físicos, terapias, alimentação balanceada e saudável e as terapias, seguindo as orientações da equipe multidisciplinar. Logo, cada um deve buscar soluções para recuperar a saúde enquanto a cura da fibromialgia ainda não foi descoberta.

Leia maisLentilha tem lítio? Quais os seus benefícios? Conheça agora mesmo!

O QUE É FIBROMIALGIA?! DESCUBRA OS SINTOMAS

Aprenda mais sobre a fibromialgia com a Médica Fisiatra Luciana Dotta (CRM: 125933).

Compartilhe seu amor
Enf. Raquel Souza de Faria
Enf. Raquel Souza de Faria

Sou Raquel Souza de Faria, Enfermeira (COREN – MG 212.681) Especialista em Docência do Ensino Superior, Consultora de Enfermagem em Núcleo de Segurança do Paciente, Gestora de Serviços de Atenção Básica/Saúde da Família. Empresária e Empreendedora, amante da Fitoterapia e das Terapias Holísticas, oferecendo bem-estar e prevenção de doenças como Auriculoterapêuta e Esteticista.
E-mail: [email protected]

Artigos: 200