Lentilha tem lítio? Quais os seus benefícios? Conheça agora mesmo!

Saiba a verdade sobre a lentilha e se ela faz bem (ou mal) para sua saúde

Afinal, qual a verdade sobre a lentilha? Será mesmo que que ela é fonte de lítio e tem benefícios poderosos para a saúde? Tire suas dúvidas agora. O SaúdeLAB está empenhado em descobrir a verdade e saber se lentilha tem lítio. Acompanhe e fique bem-informado, sobretudo o que esse alimento oferece de nutrientes e como obter mais fontes de lítio na alimentação.

Fato ou fake: lentilha tem lítio?

Esse é um tema polêmico e muito especulado na internet. E antes de mais nada, saiba que SIM – a lentilha tem lítio em sua composição – contudo, essa leguminosa (ou outra qualquer) jamais pode ser considerada como substituto de medicamentos indicados para tratar doenças como Transtorno Bipolar ou Depressão, por exemplo.

De acordo com a tabela nutricional, a lentilha contém muitos aminoácidos que o ser humano precisa para produzir proteínas, que são essenciais à manutenção da saúde.

Dentre esses aminoácidos encontra-se o Triptofano, responsável por produzir melatonina e serotonina, que são hormônios ligados ao bem-estar, e ajudam nas doenças como ansiedade e depressão. Nesse sentido, há de se dizer que consumir a lentilha pode contribuir com seu teor de lítio.

Em sua composição também existem outros nutrientes importantes, por exemplo, os minerais ferro, cálcio, magnésio e vitaminas B1 e B6. Com todos os componentes que a lentilha possui, ela se torna uma ótima opção para quem não consome proteína animal.

Haja visto que seu uso na alimentação é milenar. Inegavelmente, ela oferta muito benefícios para a saúde de quem a utiliza. Por outro lado, o excesso será prejudicial, pois provoca distúrbios gastrointestinais, por exemplo, gases e prisão de ventre.

lentilha de várias cores
Afinal, lentilha tem lítio? disponível várias cores, não deixa nada a desejar. Fonte Canva PRO

6 benefícios para consumir lentilha

Sim, lentilha tem lítio, e apesar do grão ser bem pequeno, não subestime seu valor nutricional. Esse alimento, disponível em várias cores, não deixa nada a desejar. Confira alguns de seus benefícios a seguir.

1. Melhora o intestino

Por ser rica em fibras, a lentilha contribui para o bom funcionamento do intestino e facilita a evacuação.

2. Diminui colesterol

O consumo de lentilha de forma equilibrada regula a absorção dos nutrientes, pois suas fibras solúveis ajudam a eliminar o excesso de colesterol do organismo.

3. Controle de Diabetes

Essa leguminosa age na absorção de açúcar após as refeições, ou seja, isso faz com que a digestão dos carboidratos (que se se transformam em açúcar) fique mais lenta, isso evite picos altos de glicose no sangue.

4. Fonte de proteína

Como dito anteriormente, a lentilha é uma das fontes mais ricas em proteína e ferro. Ela oferece esses nutrientes de forma eficaz e substitui a ingestão de carne vermelha e outras proteínas animais na dieta dos vegetarianos.

5. Possui baixa caloria e gorduras

Esses 2 itens são a cereja do bolo para quem faz controle de peso ou quer ganhar massa magra. Além de ser fácil de preparar, seu custo-benefício também muito a pena. Além dessas facilidades, a saciedade também agrega mais vantagens em comer esse alimento.

6. Protege gestantes

Potássio é um mineral que beneficia gestantes no controle da pressão arterial, pois ajuda a regular a circulação sanguínea. Outrossim, o ferro previne risco de anemia.

Lentilha: como consumir?

Pois bem, lentilha tem lítio e foi amplamente respondido ao longo do texto. Agora, você vai aprender como consumir de maneira bem fácil.

Existem muitas formas de prepará-la. Mas antes de tudo, colocá-la de molho na água filtrada por pelo menos 8 horas é essencial. Essa ação evita a formação de gases e outros desconfortos intestinais, lembrando que a troca de água deve ser feita na metade do tempo. Além do mais, o molho facilita o cozimento.

Após desprezar a água do molho, essa leguminosa cheia de nutrientes poderosos pode ser usada em diversos pratos. Desde saladas, sopa, purês, e até mesmo misturada com arroz ou outros carboidratos para diminuir o índice glicêmico.

Outros alimentos que contêm lítio

Não só lentilha tem lítio. Existem outros alimentos que possuem esse mineral em sua composição. Vale dizer que ele é encontrado no solo e a quantidade dele nos alimentos vai depender de quanto lítio há no local de plantio.

Por sorte, a lista de alimentos que contêm lítio é bem grande. Veja alguns exemplos:

  • grãos em geral, alface, tomates, couve-flor, aspargos, leite e derivados, peixes, carne vermelha, ovos, algas etc.

Aproveite cada um deles e cuide bem da sua saúde fazendo boas escolhas de alimentos, sabendo que lentilha tem lítio, porém nenhum alimento pode substituir o lítio que é prescrito para tratamentos de doenças.

Leia também: Conheça 11 alimentos que causam gases e acabe com o incômodo intestinal