Tomar energético de manhã faz mal para a saúde? Entenda

Será que tomar energético de manhã faz mal? De antemão, para quem não gosta de café, as bebidas energéticas são excelentes substitutos. Contudo, existem muitas polêmicas quanto ao consumo delas no dia a dia.

E uma das que mais geram receio entre as pessoas é a de se ele pode ser prejudicial se consumido pela manhã. Sendo assim, venha com o SaúdeLab e entenda essa questão de se tomar energético de manhã faz mal para a saúde.

Atualmente, é bem difícil ir em uma festa ou balada que não tenha litros e litros de energéticos. Essa bebida ganhou muita popularidade com o tempo, e é perfeita para fazer diversos drinques.

O problema é que, do ponto de vista nutricional, ela não é exatamente segura. O seu consumo de fato oferece alguns riscos, sendo importante saber se eles se expressam de forma diferente durante a manhã.

Tomar energético de manhã faz mal?

Como o próprio nome já sugere, as bebidas energéticas tem como principal propósito aumentar a nossa energia e disposição no dia a dia. E conforme fora dito, para quem não gosta de café, elas acabam sendo ótimas alternativas, visto que garantem aquela energia extra que precisamos pelas manhãs. Sob esse ponto de vista, pode parecer difícil de acreditar que tomar energético de manhã faz mal.

Por outro lado, novamente, os energéticos não são muito atrativos do ponto de vista nutricional. Muito pelo contrário, a composição geral deles tende a ser bastante nociva para a saúde. Nesse aspecto, tomar energético de manhã faz mal pois tem a grande desvantagem de estarmos de jejum. Isso significa que os compostos prejudicais dos energéticos irão impactar ainda mais o nosso organismo.

O energético é um problema durante todo o dia

Assim como o café, o energético confere uma maior disposição pela presença de cafeína em sua composição. Essa substância, em grandes quantidades, pode levar à uma série de problemas de saúde, especialmente para o sistema cardiovascular.

E graças a cafeína, tomar energético de manhã faz mal, mas é ainda mais problemático durante a noite, visto que ela pode nos deixar despertos na hora de ir dormir, prejudicando o sono.

Outro ponto muito importante é que os energéticos são bebidas riquíssimas em açúcar. Por isso eles conseguem ser tão doces quanto os refrigerantes. Logo, beber energéticos leva ao ganho de peso, e favorece muito o risco de diabetes.

Inclusive diabéticos evitar o consumo dessas bebidas sempre que possível. Portanto, em suma o tomar energético de manhã faz mal, bem como em qualquer outro momento do dia.

Com moderação e sem misturar com álcool, os energéticos podem ser seguros

Enfim, não podemos negar que a cafeína dos energéticos de fato tem a sua utilidades na nossa saúde. Aumentar a disposição é algo que muitas pessoas desejam e até precisam.

Portanto, se você deseja tomar energéticos, tenha muita moderação, pois assim os riscos de danos e de vício serão bem menores. Ademais, por mais popular que essa mistura seja, nunca acrescente álcool nos energéticos, pois isso os torna uma verdadeira bomba de malefícios.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação