O que é matchá e quais os benefícios à saúde? Descubra o poder dessa bebida

E aí, está preparado(a) para conhecer todas as maravilhas que esse chá pode nos proporcionar?

Se você é amante da vida saudável ou deseja melhorar os seus hábitos alimentares, certamente já deve ter ouvido falar sobre o matchá. Afinal de contas, ele é um dos grandes queridinhos de quem busca mais saúde.

No entanto, os benefícios dessa bebida são tantos que muitos deles acabam passando despercebidos. Por conta disso, no artigo de hoje, o SaúdeLab decidiu reunir todas as informações sobre ele para que você saiba como e porque tomar.

E aí, está preparado(a) para conhecer todas as maravilhas que esse chá pode nos proporcionar? Então, continue lendo esse artigo até o final para descobrir agora mesmo. Vamos lá!

O que é matchá?

Conhecido por ser um famoso chá japonês, o matchá trata-se do chá verde (Camellia sinensis) em pó. No entanto, ele é formado a partir das folhas mais jovens da planta. A qual é cultivada protegida do sol por 20 a 30 dias pré-colheita.

Assim, depois do cultivo, as folhas sofrem trituração e se transformam em um pó verde. O que é utilizado para fazer o chá ou adicionar em outras bebidas e receitas.

Por essa razão, ele possui uma quantidade aumentada de cafeína, clorofila e teanina. Sem contar nas maiores concentrações de aminoácidos e nutrientes antioxidantes.

Além disso, embora o matchá tenha ficado famoso “só agora”, o seu consumo existe há bastante tempo. Isso porque, os monges budistas utilizam a bebida há centenas de anos. Sendo muito apreciado nos países da Ásia, como o Japão e a China.

Para que serve o matchá?

O consumo frequente desse chá apresenta diversos benefícios ao organismo, conforme já observado em estudos científicos. Os quais podem ir desde o efeito protetor ao fígado até a aceleração do emagrecimento. Desse modo, veja abaixo 5 principais benefícios do matchá!

1 – Acelera o metabolismo

Por possuir boas quantidades de cafeína, ele ajuda a acelerar o metabolismo. Então, o processo de queima de gordura fica mais eficaz. O que é excelente para quem deseja emagrecer.

2 – Melhora a pressão arterial

Se você tem hipertensão arterial, esse chá é uma excelente opção para o seu caso! Isso porque, ele é rico em catequinas que ajudam a regular a pressão.

Mas, faça o uso somente com a orientação do seu médico ou nutricionista, ok? Pois, ele também possui cafeína e, por isso, deve-se tomar cuidado com o consumo excessivo.

3 – Protege as células da ação dos radicais livres

Como ele é fonte de antioxidantes, ajuda a proteger as células dos radicais livres. Desse modo, é possível minimizar os riscos das doenças crônicas. Além da formação de células cancerígenas.

4 – Melhora o humor, a concentração e o bem-estar

A L-teanina, presente nesse chá, tem a função de promover o bem-estar e o relaxamento. Com isso, ela é a melhor amiga do bom humor, da concentração e do raciocínio.

O que é uma excelente opção para quem deseja ter mais disposição na rotina. Além de, claro, reduzir o estresse e a fadiga.

5 – Ajuda a prevenir a diabetes tipo 2

Por fim, esse chá também está associado à prevenção da diabetes tipo 2. Isso porque, ele melhora o desempenho do pâncreas (responsável pela produção de insulina). Além de aperfeiçoar a sensibilidade insulínica.

O que dizem os estudos científicos?

Um estudo realizado em 2021, avaliou os benefícios do matchá para a saúde. Como resultado, os pesquisadores afirmam que ele possui grandes quantidades de substâncias com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Diante disso, o consumo regular deste chá pode ser eficaz para manter a saúde. Além de prevenir diversos tipos de doenças.

Enquanto que um outro estudo, realizado em 2020, analisou os efeitos do matchá nas funções cognitivas de idosos. Logo, os resultados sugerem que o consumo diário pode ter efeito benéfico em mulheres idosas.

Matchá emagrece mesmo?

O matchá é um grande aliado para a perda de peso, pois acelera o metabolismo. Mas, isso não significa dizer que ele emagreça. Uma vez que, os seus resultados só são vistos quando em conjunto com exercícios físicos.

Afinal de contas, a sua função é intensificar a queima de gordura. Mas, ele não vai fazer efeito se você não estiver fazendo uma boa dieta e bons treinos. Portanto, é importante procurar orientação do nutricionista e profissional de educação física da sua confiança!

Como tomar?

A dose diária vai depender do seu objetivo, idade e características. Com isso, é primordial fazer o consumo somente com orientação médica ou nutricional.

Todavia, no geral, a recomendação varia de 1 a 3 colheres de chá por dia. Sendo 1 colher para cada xícara de chá. Então, veja a seguir como fazer:

Ingredientes

1 colher de chá do matchá e 80 a 100ml de água

Modo de preparo

Para começar, coloque a água em uma panela e leve para ferver. Após fervura, desligue o fogo e adicione o matchá. Misture bem até que se dissolva completamente e beba. Se quiser deixar o sabor mais leve, adicione gotas de limão, canela ou raspas de gengibre.

Além disso, caso não queira consumir o chá, você também pode adicioná-lo em sucos, vitaminas e diversas outras receitas. Então, como você pode ver: ele é muito versátil e simples de adicionar na alimentação.

Onde encontrar o matchá?

Geralmente, é possível encontrá-lo em lojas de produtos naturais ou em alguns supermercados. Tais como: Mundo verde, Extra Hipermercados, Americanas e Tea shop.

Matchá tem efeitos colaterais?

Sim! Se consumido em quantidades maiores do que o recomendado, ele pode causar:

  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Diarreia;
  • Insônia;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Sudorese excessiva;
  • Ansiedade.

Portanto, siga sempre a recomendação exata do seu médico ou nutricionista e evite os excessos. Além disso, se sentir qualquer um desses sintomas, pare o consumo imediatamente!

Quem não deve consumir?

Existem alguns grupos de pessoas que não podem consumir o matchá. Isso porque, nesses casos, ele pode causar ou piorar problemas. Como é o caso de: grávidas, crianças, lactantes, pessoas que sofrem de ansiedade, taquicardia e insônia; e também indivíduos que têm pressão alta devem fazer o uso SOMENTE com orientação médica ou nutricional.

E aí, gostou de conhecer os benefícios do chá queridinho do mundo fitness? Então, clique aqui para ficar por dentro de mais assuntos como esse!

Garcinia Cambogia: o que é, benefícios e como tomar

A  Garcinia Cambogia atua como um moderador de apetite natural. Pois, ela estimula a liberação de serotonina – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação