O que é TRIPLIDEMIA? Conheça agora os vírus dessa nova ameaça à saúde

A COVID-19 não foi embora e infectologistas fazem alerta diante dos novos casos em ascensão

Infectologistas fazem alerta aos brasileiros sobre os novos vírus que ameaçam com infecções respiratórias. O termo “Triplidemic” nos Estados Unidos (EUA), que traduzido seria Triplidemia é composto por três agentes virais vem se tornando alarmante por lá e o Brasil não deve ficar de fora, pois, o número de casos com COVID-19 está bem expressivo em várias capitais do país. Entenda a gravidade e saiba o que fazer aqui no SaúdeLAB.

TRIPLIDEMIA: saiba o que é essa nova ameaça à saúde

Três epidemias virais, ou seja, a triplidemia, estão na lista de ameaças para infecções virais respiratórias, sendo eles: o Vírus Influenza da gripe, o Sars-Cov-2 da COVID-19 e o VRS (Vírus sincicial respiratório). Europa e EUA já estão noticiando as dificuldades de atendimento da população diante do grande número de pessoas infectadas ou re-infectadas por eles.

Um estudo mostra que até outubro/22, mais de 12,8 bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19 foram administradas em todo o mundo. Os cientistas comprovaram a eficácia da vacina e os reinfectados tiveram sintomas leves. Contudo, há muitas pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

O fato é que as infecções respiratórias da triplidemia estão avançando, e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou a notícias 4 estados brasileiros em sinal de alerta. Logo, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul devem retomar as medidas de precauções para tentar diminuir a transmissão virais. Outrossim, Argentina, Uruguai e Chile também são citadas pela Organização Pan-Americana de Saúde.

Pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e os demais imunodeprimidos, ou seja, com imunidade baixa, devem ficar atentos em relação aos riscos de contaminação na triplidemia.

São Paulo e Minas Gerais

Nos estados de São Paulo o uso de máscara facial já está sendo exigido em locais de aglomeração, transporte públicos e universidades. A última notícia divulgada pelo jornal O Globo é de que aumentou para 60% os casos de internação por COVID.

Já em Minas Gerais, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) segue monitorando a situação para definir quais medidas devem ser adotadas nos próximos dias.

As autoridades de saúde recomendam a atualização vacinal contra COVID-19 e Influenza, principalmente crianças e idosos, e que todas as pessoas mantenham cuidados de higiene, boa alimentação e se protegem da melhor maneira possível.

Leia mais: Máscara facial volta a ser obrigatória com aumento de COVID-19; confira data e locais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação