Saiba o que são alimentos ultraprocessados: por que fazem tanto mal à saúde?

A nossa alimentação é uma das bases mais importantes para a manutenção de uma boa saúde e bem-estar. Através dela, podemos permitir que o nosso organismo exerça todas as tarefas que ele necessita. Contudo, existem alguns alimentos que podem ser extremamente prejudiciais, como é o caso dos ultraprocessados. Venha com o SaúdeLab, entenda o que são alimentos ultraprocessados e porque fazem mal a saúde.

Você provavelmente já ouviu falar em alimentos ultraprocessados, ou até mesmo consumiu algum deles. Atualmente, eles marcam uma presença bem grande nos supermercados, havendo uma enorme variedade de opções. Porém é preciso tomar muito cuidado com o consumo deles, sendo necessário se informar sobre o que eles são de fato, bem como os malefícios que eles oferecem.

O que são alimentos ultraprocessados?

Em termos gerais, os alimentos podem ser classificados em relação ao nível de procedimentos e alterações aos quais ele é submetido. Os alimentos in natura, por exemplo, são comercializados sem ter sofrido alteração alguma desde sua extração da natureza.

Já os alimentos minimamente processados passamos por pequenas etapas, como limpeza e refrigeração, que não causam grandes alterações. Um alimento processado é aquele no qual fora adicionado sal, açúcar, óleo e similares, para incrementar seu sabor e conservação.

Entretanto, a produção dos alimentos ultraprocessados é feita do acréscimo de substâncias, como: açúcares, gorduras, óleos e amido, ou apenas ocorre de maneira completamente sintética em laboratórios. Ou seja, neles há uma enorme junção de elementos, os quais são majoritariamente artificiais, sobretudo, corantes.

Exemplos de alimentos ultraprocessados:

  • Macarrão instantâneo
  • Salgadinhos chips
  • Congelados (lasanha, sopas etc.)
  • Refrigerantes em geral
  • Gelatinas industrializadas
  • Margarina
  • Sucos em pó
  • Bolacha recheada
  • Carnes embutidas (salsicha, hamburguers etc.)

Principais malefícios para a saúde

Ao adquirir um alimento ultraprocessado, é possível notar que sua lista de ingredientes é repleta de compostos químicos. Estes são consequência do processo de fabricação artificial, sendo empregados para aprimorar o sabor do produto e conservá-lo por mais tempo. No geral, eles apresentam, principalmente, uma enorme quantidade de gorduras, açúcar e sódio.

No caso das gorduras, as mais presentes são as hidrogenadas e saturadas, que são grandes responsáveis pelo entupimento de artérias, uma condição que pode ser letal. Ademais, juntamente com o açúcar e outros componentes, os alimentos ultraprocessados elevam perigosamente os riscos de doenças cardíacas, obesidade, diabetes, cânceres e deficiência nutricionais.

Leia mais: O que fazer com a nata do leite? Veja benefícios e como reaproveitar corretamente

Como substituir os alimentos ultraprocessados?

Todo tipo de alimento ultraprocessado deve ser evitado ao máximo. Sua composição é extremamente danosa para o organismo, mesmo que ele seja consumido raramente e em poucas quantidades. Eles não oferecem nenhum tipo de benefícios para o organismo, sendo um grande obstáculo para uma alimentação saudável.

Talvez você já tenha visto opções de diets ou light de alguns ultraprocessados que de fato podem oferecer uma quantidade menor de açúcar ou gordura. Contudo, quando a quantidade de um desses componentes cai, a do outro aumenta, descartando a existência de uma opção saudável de ultraprocessado. O mesmo vale para aqueles com adição de vitaminas e minerais, cuja absorção não ocorre de maneira eficiente.

A melhor maneira de substituir os alimentos ultraprocessados é optar pelos naturais, orgânicos e de boa procedência. Quanto mais saudáveis melhor. Assim, prefira frutas, verduras, legumes e prepare-os evitando excesso de frituras e molhos artificiais. Sua saúde só tem a ganhar.

DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Ter uma horta em casa pode ser uma mão na roda para quando você quer e precisa de ervas e vegetais frescos e orgânicos. Comece hoje mesmo a plantar seus alimentos sem dificuldades e substituir os ultraprocessados.

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915