Book Appointment Now
Óleo de Alho: para que serve? Como tomar? Conheça seus benefícios incríveis
O óleo de alho é um suplemento vitamínico muito conhecido por seu potencial em reduzir os níveis de colesterol do organismo. Porém, poucos sabem que ele oferece muitos outros benefícios à saúde. Assim, veja hoje no SaúdeLab o que você ganha com a ingestão dessa vitamina e confira também a forma correta de utilizá-la! Do mesmo modo, fique atento às contraindicações ao final do artigo!
Para que serve o óleo de alho?
O óleo de alho é um suplemento vendido no formato de cápsulas, que pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais. Rico em compostos como a alicina e o enxofre, ele é um ótimo aliado de quem precisa diminuir os níveis de colesterol do sangue, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares. No entanto, o óleo de alho também oferece outros benefícios para a sua saúde. Confira abaixo quais são eles!
Benefícios do óleo de alho para a saúde
Controle da pressão arterial
Além de diminuir os níveis de colesterol ruim do sangue, os compostos bioativos do óleo de alho também relaxam os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e contribuindo para o equilíbrio da pressão arterial.
Fortalecimento do sistema imunológico
O suplemento também oferece ação imunomoduladora, aumentando as células de defesa do corpo. Desse modo, ele é uma excelente opção para fortalecer o sistema autoimune, podendo ser utilizado para auxiliar no tratamento de gripes e infecções bacterianas vaginais.
Alivia os sintomas da osteoartrite
O óleo de alho também possui ação anti-inflamatória, concedendo alívio para os sintomas de quem sofre com osteoartrite. Além disso, de acordo com pesquisas recentes, ele também ajuda a prevenir o agravamento da doença.
Contribui para a perda de peso
Alguns testes in vitro feitos com o óleo de alho demonstraram que a sua ingestão aumenta a adiponectina, uma enzima que processa com maior rapidez as gorduras e açúcares do corpo. Além disso, esse suplemento também aumenta a termogênese, facilitando a eliminação de gordura.
Fortalecimento da memória
Os antioxidantes presentes na suplementação feita com o extrato de alho favorecem a formação de neurônios, o que, em longo prazo, propicia uma melhora da memória e da aprendizagem.
Prevenção do envelhecimento precoce
A grande capacidade antioxidante desse suplemento também atua no combate aos radicais livres que causam danos à pele. Nesse sentido, o suplemento auxilia na redução do estresse oxidativo e melhora gradualmente o aspecto da pele.
Como tomar o suplemento de alho?
Em primeiro lugar, é importante que o óleo de alho seja ingerido de acordo com a recomendação de um médico especialista, já que seu consumo indevido pode causar efeitos colaterais severos e mesmo toxicidade. Do mesmo modo, essa suplementação não deve ser feita por lactantes, crianças, pessoas com alergia à alho ou que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, anti-hipertensivos ou analgésicos, como o paracetamol.
Dito isso, o consumo indicado do óleo de alho é de 600 a 900mg por dia, feito da seguinte forma: 300 mg, 3 vezes ao dia durante 8 semanas, ou 300 mg 2 vezes ao dia durante 12 semanas, de preferência antes das refeições.
Leia mais: Conheça 10 frutas ricas em vitamina C além da laranja e fáceis de encontrar
Benefícios das ervas e temperos caseiros: prevenção contra o envelhecimento precoce e até câncer
Janaína Barros entrevista a bióloga Gabi Pastro. A especialista fala sobre os benefícios das ervas e temperos caseiros. Dentre os muitos benefícios, a ajuda no na prevenção do câncer, envelhecimento precoce, doenças degenerativas e muito mais.