Óleo de Cártamo ajuda a combater o colesterol e mais; conheça seus benefícios

Os suplementos se tornaram algo bastante presente nos hábitos de vida de muitas pessoas. Eles são capazes de oferecer diversos benefícios para saúde, sendo até mesmo indispensáveis em certos casos. Entretanto, existem alguns suplementos, como o óleo de cártamo, que não são muito conhecidos ou bem difundidos. Portanto, o SaúdeLab vai te apresentar alguns dos benefícios do óleo de cártamo.

À primeira vista, algumas pessoas costumam ter um pouco de receio ao consumir determinados suplementos. Afinal, alguns deles realmente são menos populares do que outros. Contudo, no caso do óleo de cártamo, deixar de consumi-lo significa perder muitos benefícios para a saúde. Portanto, é necessário estar sempre bem-informado a respeito de suplementos.

Quais as propriedades do óleo de cártamo?

Primeiramente, antes de falar dos benefícios do óleo de cártamo, é preciso conhecer um pouco sobre as suas propriedades. Começando pela sua origem, o óleo de cártamo é um composto vegetal extraído a partir das sementes da flor que dá nome ao suplemento. Outras estruturas da flor também podem ser aproveitadas, mas para fins diferentes do óleo.

Os principais elementos do óleo de cártamo são os ácidos linoleico e linolênico. Estes são classificados com ácidos graxos essenciais. Ou seja, eles são um tipo de gordura muito benéfica para nosso organismo, mas que ele não é capaz de produzir por si só. Logo, para que nós tenhamos acesso a esses compostos, é preciso consumir alimentos ou produtos que os contenham.

Veja também: Conheça os benefícios do óleo de copaíba e saiba como utilizá-lo sem receio

Principais benefícios do óleo de cártamo

  • Ajuda a diminuir a rigidez das artérias, veias e capilares, o que auxilia no controle da pressão arterial.
  • Redução dos níveis de colesterol do sangue, especialmente do LDL, considerado o colesterol ruim.
  • Exerce uma certa proteção no fígado, incluindo a redução de inflamações em casos de hepatite C.
  • Pode combater a diabetes, através de uma melhoria na sensibilidade a insulina.
  • Melhora o aspecto de peles afetadas por cicatrizes e estrias.

Muitas pessoas costumam dizer que o óleo de cártamo é bom para o emagrecimento, porém na realidade, a participação dele nesse processo é muito pequena ou inexistente. Portanto, a maioria dos benefícios dele giram entorno do que já foi citado, de forma que esse suplemento é excelente para melhorias na qualidade de vida no geral, e auxilia em determinadas doenças, como pressão alta, diabetes e hepatite C.

Óleo de Cártamo
Óleo de Cártamo. Foto: Canva PRO

Existe alguma contraindicação de consumo?

Por fim, apesar dos diversos benefícios, é necessário fazer algumas ressalvas quanto ao consumo do óleo de cártamo. Por exemplo, um dos efeitos colaterais que esse suplemento possui é a estimulação da menstruação e contração do útero. Ou seja, ele é uma grande contraindicação para mulher que estiverem grávidas ou que pretendem engravidar.

Sob o mesmo ponto de vista, o óleo de cártamo também é capaz de afinar o nosso sangue. Portanto, se você sofre com algum problema de coagulação, ou está sobre algum efeito anticoagulante, é muito importante evitar o consumo desse suplemento para prevenir possíveis hemorragias. Em suma, se você não estiver sob nenhuma das condições citadas, o consumo moderado e com orientação pode ser muito proveitoso.

Leia mais: Como usar óleo de coco nos cabelos? Conheça seus incríveis benefícios

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915