Conheça os benefícios do óleo de copaíba e saiba como utilizá-lo sem receio

Veja como usar o produto em seu dia a dia

O óleo de copaíba é um óleo essencial extraído do tronco da copaibeira, uma árvore nativa da Amazônia e comercializado em farmácias ou lojas de produtos naturais. Porém, apesar de ser conhecido pela sua ação anti-inflamatória, muitas pessoas ainda possuem dúvidas em relação à sua eficácia ou modos de usar. Assim, veja hoje no SaúdeLab um guia completo sobre esse produto natural e aprenda a inseri-lo em sua rotina!

Além de sua ação anti-inflamatória, o óleo de copaíba também oferece benefícios cicatrizantes, analgésicos e expectorantes, podendo ser utilizado para o tratamento de diversos problemas de saúde. Assim, entenda agora como você pode se beneficiar da utilização desse óleo, que é 100% natural. Ademais, veja também quais são as indicações de uso e quem não deve utilizar o produto.

Benefícios do óleo de copaíba

Primeiramente, é necessário destacar que a utilização do óleo de copaíba deve ser feita mediante o acompanhamento de um médico ou profissional fitoterapeuta, já que o abuso desse produto pode ocasionar efeitos colaterais severos, que serão descritos ao final deste artigo. Assim, dito isso, entenda agora todos os benefícios que você pode obter através dele.

massagens com óleo de copaíba
Veja como o óleo de copaíba pode auxiliar em diversos tratamentos de saúde. Fonte: Canva PRO

10 benefícios do óleo essencial de copaíba

Conheça agora uma lista interessante sobre os benefícios do óleo de copaíba para sua saúde.

  1. Previne inflamações do corpo

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, o óleo de copaíba oferece ação anti-inflamatória, que auxilia na manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico e na prevenção e controle de inflamações diversas que podem acometer o organismo.

  1. É eficaz no tratamento de doenças de pele

Além de ser um potente anti-inflamatório, o óleo de copaíba também é um excelente bactericida, conferindo ação nutritiva e protetora da pele. Nesse sentido, seu uso é indicado para o tratamento de problemas como dermatites, eczemas, erupções, feridas e picadas de inseto. Além disso, o produto também pode ser utilizado para hidratar a pele do rosto e suavizar linhas de expressão.

  1. Ameniza dores musculares

Se aplicado diretamente sobre a pele, o produto também auxilia no controle de dores provenientes de tensões musculares, devido à sua ação analgésica. Assim, ele pode ser um complemento para o tratamento de problemas como artrite, fibromialgia e gota, além de poder atuar também no caso de lesões esportivas.

  1. Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

O óleo de copaíba também oferece ação expectorante, facilitando a eliminação de muco através das vias orais e nasais, já que ajuda a relaxar os músculos dessas regiões. Desse modo, pode ser utilizado como tratamento auxiliar em processos de tratamento de diversos problemas respiratórios, como tosses, gripes, resfriados, dentre outros.

  1. Regula o sistema gastrointestinal

Se você possui o intestino em desequilíbrio, saiba que o óleo de copaíba pode ser um excelente aliado. Isso porque, devido a sua ação bactericida, o produto é capaz de combater as infecções intestinais causadas pela bactéria Escherichia coli, responsável por gerar problemas como diarreia.

  1. Previne infecções pulmonares e de pele

A mesma ação bactericida do óleo de copaíba também atua combatendo bactérias da família Staphylococcus aureus, responsáveis por causarem infecções tanto nas vias respiratórias, como a bronquite, quanto na pele, que é o caso da psoríase.

  1. Previne e controla a fibrose cística

O óleo essencial de copaíba também pode ser utilizado como tratamento complementar para casos de fibrose cística, já que sua ação bactericida também inibe as infestações da bactéria Pseudomonas aeruginosa, causadora dessa condição.

  1. Atua no combate à ansiedade e à insônia

Alguns estudos recentes demonstraram a eficácia do óleo de copaíba como tratamento auxiliar para casos de ansiedade e insônia. Isso acontece, pois o produto contém beta-cariofileno, uma substância que atua diretamente no sistema nervoso central, promovendo o relaxamento do organismo. Assim, ele é eficaz na promoção do bem-estar geral.

  1. Combate a retenção de líquidos

O óleo de copaíba é um excelente diurético, pois estimula a produção de urina pelo corpo. Por isso, ele acaba contribuindo para auxiliar no tratamento de casos de pacientes que sofrem com retenção de líquidos. Nesse sentido, o produto estimula o trato renal, podendo ser utilizado também para o tratamento de infecções urinárias.

  1. Auxilia no tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Além do seu potencial anti-inflamatório, os benefícios do óleo também são cicatrizantes e bactericidas, este óleo essencial é um ótimo complemento para o tratamento de doenças transmitidas por via sexual, como no caso do herpes genital, da gonorreia e da sífilis.

Como usar o óleo de copaíba

Após saber dos benefícios do óleo de copaíba, veja como ele pode ser utilizado tanto em sua forma de óleo essencial quanto em cápsulas. Em anos os casos, a orientação médica é fundamental. Assim, para o uso oral, é recomendado adicionar 1 gota do óleo de copaíba em um copo de água, suco ou chá, bebendo apenas 1 vez ao dia.

Da mesma forma, para o tratamento de problemas de pele e dores musculares, aconselha-se misturar o óleo de copaíba com outro óleo vegetal, aplicando diretamente sobre a região atingida, 1 vez ao dia.

Para tratamentos de problemas pulmonares, basta aplicar de 3 a 4 gotas do produto no vaporizador ou difusor, fazendo a inalação 1 vez ao dia.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do produto estão, em geral, relacionados ao seu uso indiscriminado e de forma abusiva. Assim, se utilizado além da proporção diária recomendada, o óleo de copaíba pode causar coceira e vermelhidão na pele, além de sintomas como insônia, tremores, diarreia, dores de estômago, náuseas e vômitos.

Quem não deve usar

O óleo de copaíba não é indicado para grávidas, lactantes e crianças. Além disso, deve ser usado somente com orientação médica no caso de pacientes que possuem problemas gastrointestinais.

Leia mais: Ayurveda: O que é e quais são os principais benefícios? Veja e se surpreenda

APRENDA as melhores DICAS sobre o uso dos ÓLEOS ESSENCIAIS; eles vão mudar sua vida!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação