Óleo de orégano para fungos: será que funciona mesmo? Entenda os detalhes

Você já ouviu falar sobre óleo de orégano para fungos? De antemão, apesar de ser conhecido mais como um tempero, o orégano também e considerado uma planta medicinal.

Isso porque ele apresenta propriedades proveitosas para a nossa saúde. Inclusive é dito que o óleo feito a partir dele consegue combater alguns fungos. Sob esse ponto de vista, venha com o SaúdeLab, entenda se o óleo de orégano para fungos funciona mesmo, e veja mais sobre esse produto.

Os fungos são seres vivos no mínimo únicos. Enquanto algumas espécies são cobiçadas na culinária, outras podem ser extremamente nocivas para a saúde. Quando o nosso organismo entra em contato com um fungo infeccioso, dependendo do caso, pode ser difícil de resolver.

Felizmente hoje em dia existem diversos medicamentos e formas de combater eles, e para muitas pessoas o óleo de orégano está incluso nisso.

Óleo de orégano para fungos funciona?

A princípio, para entendermos essa questão, precisamos focar na composição nutricional do óleo, especificamente em uma substância chamada de carvacrol. Ele exerce múltiplos papéis no nosso organismo, e um deles é como um antimicrobiano.

Ou seja, ele é capaz de combater microrganismos. É justamente por causa desse composto que o uso de óleo de orégano para fungos pode ser eficaz.

Obviamente que o carvacrol por si só não é suficiente para eliminar todo tipo de fungo, de toda e qualquer condição de saúde. Porém ele é muito eficiente contra casos de candidíase oral, por exemplo.

E além do carvacrol, o orégano ainda apresenta timol. Esse composto é especificamente antifúngico, e reforça a ação do carvacrol. Sendo assim, de fato o uso de óleo de orégano para fungos funciona mesmo.

Outras utilidades do óleo para a nossa saúde

Conforme fora dito, o uso do óleo de orégano para fungos só é possível por causa do carvacrol  e do timol, compostos de ação antimicrobiana. Entretanto, o próprio carvacrol também é considerado um antioxidante.

Combinando ele com os ácidos, óleos e outras substâncias do orégano, que apresentam múltiplas utilidades, o produto passa a ser bem mais versátil do que parece. Dito isso, confira a seguir alguns dos benefícios do óleo de orégano:

  • Inibe o envelhecimento precoce
  • Ajuda a prevenir e controlar a diabetes
  • Combate alguns tipos de infecções
  • Mantém os níveis de colesterol equilibrados
  • Promove a digestão dos alimentos
  • Ameniza e diminui dores generalizadas
  • Favorece os processos de perda de peso

Cuidados e dicas para consumir o óleo de orégano

De maneira geral, o óleo de orégano pode ser consumido de duas formas: em gotas ou em cápsulas. Em ambos os casos podem haver alguns efeitos colaterais no sistema digestivo, e as duas formas de consumo são contraindicadas para mulheres gestantes e crianças pequenas.

Porém, com os devidos cuidados, o óleo de orégano dificilmente oferece riscos para a nossa saúde.

Em suma, o principal cuidado que precisamos ter com ele é a quantidade a ser consumida. Para o óleo em gotas, o ideal é consumir de duas a quatro gotas, no máximo quatro vezes no decorrer do dia. Já as cápsulas se limitam de uma a duas por dia, preferencialmente junto com as refeições.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação