Para que tipo de doença serve o urucum? Saiba o jeito certo de consumir

Para que tipo de doença serve o urucum? No geral, plantas medicinais conseguem ser úteis no tratamento de incontáveis problemas de saúde. O problema é que a variedade de opções é tão grande que acaba havendo uma confusão a respeito das propriedades delas delas.

Por isso é importante conhecer as características de cada uma antes de testá-las. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar para que tipo de doença serve o urucum, e como fazer para consumir ele.

À primeira vista, para muitas pessoas, o urucum não passa de um corante natural. Mas apesar de estar presente de fato em tintas e corantes alimentícios, ele é muito mais do que isso.

Em sua composição, podemos encontrar uma enorme variedade de compostos, e todos cumprem com algum papel importante no nosso organismo. E dependendo do caso, ele acaba sendo um aliado no tratamento de algumas doenças.

Para que tipo de doença serve o urucum?

Infecções: acredita-se que o urucum atue como antifúngico e antibacteriano, sendo então capaz de combater alguns tipos de infecções fúngicas e bacterianas generalizadas.

Osteoporose: a presença de cálcio no urucum ajuda a manter os ossos fortificados, o que por si só previne e combate a osteoporose. Porém ele ainda contém fósforo e magnésio, dois outros minerais responsáveis por garantir justamente a fixação desse cálcio nos ossos.

Hipertensão: outro papel do magnésio é que, em conjunto com potássio, também presente no urucum, ele regula a pressão arterial dos vasos sanguíneos, combatendo a hipertensão.

Diabetes: apesar de não ser uma cura para o problema, os tocoferóis do urucum melhoram a resistência do corpo à insulina, hormônio que ajuda a manter a diabetes sob controle.

Aterosclerose: por fim, a ação antioxidante do urucum permite a redução dos níveis de colesterol ruim no corpo, o que por sua vez impede a aterosclerose. Ela é definida por placas de gorduras que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos, e levam à uma série de complicações.

Como fazer para consumir o urucum no dia a dia?

Tendo em mente para que tipo de doença serve o urucum, resta aprender a como empregar essa planta. Atualmente ele pode ser encontrado até mesmo na forma de cápsulas, as quais devem ser consumidas sob a orientação de um nutricionista. Porém o urucum é comumente usado com ingrediente na cozinha.

Em suma, o principal uso culinário do urucum é o seu óleo, que costuma ser preparado com a mistura de óleo de girassol e sementes de urucum. Ele combina muito com saldas e é perfeito para refogar alimentos.

Por outro lado, a receita mais popular que utiliza essa planta é o chá de urucum. Para fazê-lo, basta preparar uma infusão de água quente com as sementes do urucum,

E o urucum pode oferecer algum tipo de risco para a saúde?

Enfim, tão importante quanto aprender para que tipo de doença serve o urucum é saber quando ele se torna um problema. No caso, as contraindicações dele são bastante situacionais.

Por exemplo, ele deve ser evitado por pessoas que fazem uso de medicamentos diuréticos ou hipoglicemiantes. O mesmo se aplica à mulheres gestantes, para quem sofre de algum problema renal, ou está próximo de realizar uma cirurgia.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação