Xarope de orégano e mel: conheça seus benefícios e saiba como usar

Você já experimentou o xarope de orégano e mel? Sem dúvidas, os xaropes estão entre os medicamentos mais antigos que existem, e também entre os mais usados. Um dos motivos por trás disso é que muitos deles podem ser feito de forma caseira e com poucos ingredientes, como é o caso do xarope de orégano e mel.

Dito isso, venha com o SaúdeLab e fique por dentro dos benefícios e utilidades do xarope de orégano e mel.

A princípio, tanto o mel quanto o orégano são produtos extremamente simples. O mel é proveniente das abelhas, e o orégano é uma erva de fácil cultivo e acesso. Logo ambos são produtos naturais e, portanto, por mais simples que eles possam ser, são ricos em diversas propriedades.

Por isso vale a pena conhecer melhor como o xarope de orégano e mel pode afetar a nossa saúde.

Para que serve o xarope de orégano e mel?

Conforme fora dito, cada tipo de xarope possui suas propriedades. Logo, se queremos entender para que serve o xarope de orégano e mel, precisamos analisar um pouco de sua composição.

No caso, apesar do mel conter muitos carboidratos, ele também tem um efeito anestesiante, anti-inflamatório e antimicrobiano. Esses dois últimos estão presente no orégano, e acompanhados por compostos fenólicos e flavonoides de ação antioxidante e expectorante.

Sob esse ponto de vista, o xarope de orégano e mel acaba sendo extremamente útil no combate de problemas respiratórios. A ação antimicrobiana e anti-inflamatória deles, quando combinadas, são ótimas contra bactérias e vírus causadores de gripes e resfriados.

Já a ação anestesiante do mel e expectorante do orégano são úteis para amenizar tosses e reduzir secreções, respectivamente.

Como fazer para preparar o xarope em casa?

Conhecendo as propriedades do xarope de orégano e mel, fica claro que é sempre bom ter essa receita pronta em casa para quando ficarmos doentes. Tosses, resfriados, dores de garganta e gripes são problemas muito incômodos e recorrentes, e o xarope é um grande aliado no combate deles.

Dito isso, veja a seguir os passos de como prepará-lo:

  1. Primeiramente, em um recipiente pequeno de vidro, acrescente quatro colheres de sopa de mel.
  2. Em seguida, coloque duas colheres de chá do orégano seco ou fresco.
  3. Agora misture eles muito bem e leve para o micro-ondas por um minuto.
  4. Passado o tempo, observe se a consistência está similar a de xaropes.
  5. Por fim, caso necessário, aqueça mais um pouco, aguarde alguns instantes e já pode usar.

Cuidados e dicas importantes para não correr riscos no consumo

De antemão, o xarope de orégano e mel tende a ser um produto bastante seguro. Entretanto, conforme fora dito, o mel é muito rico em carboidratos, e portanto o seu consumo em excesso é nocivo.

Quanto ao orégano, ele pode ser contraindicado para gestantes ou pessoas que estão próximas de realizar cirurgias. Sendo assim, evite consumir o xarope nessas condições, e limite seu consumo para três colheres de chás diárias.

Leia mais:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação