Óleo de prímula solta o intestino? Essa descoberta vai te surpreender!

Manter uma boa saúde intestinal é muito mais importante do que costumamos pensar. Ele é um dos principais órgãos do nosso sistema digestivo. Portanto, problemas em seu funcionamento podem afetar desde a nossa nutrição até a capacidade de evacuação. Sob esse ponto de vista, o SaúdeLab vai ensinar se o óleo de prímula solta o intestino, e quais as suas principais propriedades.

Quem já é familiarizado com o óleo de prímula, sabe das maravilhas que ele pode fazer pela nossa saúde. Esse tipo de produto natural costuma ser rico em inúmeros nutrientes e propriedades. Mas em compensação, justamente por ser tão rico, o óleo de prímula precisa ser manuseado com cuidado. Por isso vale a pena conhecer melhor os efeitos e as características principais dele.

Óleo de prímula solta o intestino?

Conforme fora dito, a saúde do nosso intestino é indispensável para a manutenção do organismo. E uma das condições mais comuns que afetam o órgão é a constipação intestinal. Nela, a evacuação das fezes não ocorre como ela deveria. Consequentemente, o intestino acaba retendo as fezes, que pode levar à dores e desconfortos, ou evoluir para problemas bem mais graves. Felizmente,  o óleo de prímula solta o intestino, combatendo a constipação.

De maneira geral, dentre os muitos compostos presentes no óleo de prímula, alguns possuem ação laxante no organismo. Ou seja, quando consumidos, o trânsito e movimentos intestinais são favorecidos, o que por sua vez estimula a eliminação das fezes. Sendo assim, apesar desse não ser seu principal efeito, o óleo de prímula solta o intestino de fato, e pode ser útil para combater a constipação intestinal.

A saúde do intestino depende de uma alimentação saudável e balanceada

A princípio, não é porque o óleo de prímula solta o intestino que ele por si só é suficiente para manter a saúde do órgão. Na verdade, o que realmente permite com que o órgão funcione bem é a nossa alimentação. Nutrientes como as fibras são indispensáveis para a manutenção do trânsito intestinal, evacuação das fezes e prevenção de problemas como a constipação e diarreia.

Outras propriedades benéficas do óleo para a saúde

  • Protege o sistema cardiovascular: acredita-se que o óleo de prímula ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumentar os de colesterol bom, prevenindo a aterosclerose. E a aterosclerose por sua vez se resume ao depósito de gorduras os vasos sanguíneos, fenômeno responsável por problemas cardiovasculares.
  • Combate a queda capilar: por incrível que pareça, é possível aproveitar o óleo de prímula para a beleza também. Além de nutrir o couro cabeludo, o óleo também apresenta alguns compostos anti-inflamatórios que combatem a queda dos fios e promovem o crescimento dos mesmos.
  • Alivia a menopausa e a TPM: aliás, outro efeito bastante interessante do óleo de prímula é que ele consegue amenizar alguns dos sintomas causados pela TPM e menopausa, como a depressão, inchaço, ondas de calor, dores de cabeça, irritabilidade e similares.

Por fim, leia mais: 

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915