Pamonha é remosa? Conheça seus efeitos na cicatrização

Conhece melhor os principais efeitos que a pamonha exerce no nosso organismo

Agora que estamos em maio, o clima de fasta junina está chegando cada vez mais perto. Com isso, também chega a oportunidade de fazer e comer tudo de bom que as festas costumam ter, como a pamonha. Mas antes de se encher com ela, você precisa conhecer algumas de suas propriedades. Sendo assim, venha com o SaúdeLab, descubra se a pamonha é remosa ou não, e veja como ela pode afetar a nossa saúde.

De antemão, quando se trata de doces, precisamos sempre ter bastante cuidado com o que escolhemos comer, e com a quantidade que comemos. Afinal, eles infelizmente não costumam ser muito saudáveis. Porém, sem dúvidas existem certos doces que são muito piores que outros, podendo até mesmo haver alguns que são remosos. Resta saber onde a pamonha se encaixa nisso tudo.

Problemas da pamonha para a nossa saúde

Antes de mais nada, o primeiro aspecto que precisamos comentar nesse assunto são os ingredientes da pamonha. A partir deles, podemos determinar se a pamonha é remosa, e como ela afeta nosso organismo. No caso, o principal ingrediente dela é o milho. Apesar de ser conhecido por ser um cereal muito nutritivo, não podemos deixar de apontar que ele também é extremamente rico em carboidratos.

Dito isso, os outros ingredientes da pamonha podem variar bastante. Algumas receitas levam leite, coco ralado e manteiga, outras levam apenas um ou nenhum desses. Mas o que costuma estar presente em toda receita, além do milho obviamente, é o açúcar e o sal. Infelizmente esses compostos não são muito nutritivos para o organismo, e podem ser responsáveis por diversos problemas de saúde.

Leia mais: Diabético pode comer pamonha? Descubra se ela faz mal

Então a pamonha é remosa mesmo?

Só é possível afirmar que a pamonha é remosa se ela possui algum efeito inflamatório no nosso organismo, visto que essa é a principal característica dos alimentos remosos. Geralmente, esse efeito se dá pela presença de compostos como açúcar, sal, gorduras e carboidratos no alimento, os quais são todos inflamatórios. Ou seja, sob esse ponto de vista, a pamonha é remosa sim.

Não só o doce recebe açúcar e sal na sua produção, como o próprio milho também acaba sendo um problema. Afinal, o açúcar é carboidrato puro, composto que, conforme fora dito, também é muito presente o milho. Portanto, mesmo que ela não tivesse açúcar ou sal, ainda seria difícil não dizer que a pamonha é remosa.

Malefícios da pamonha para a saúde

Como a pamonha é remosa, ela pode estar associada a doenças e problemas inflamatórios, principalmente em relação à capacidade de cicatrização do nosso corpo. Mas além disso, a quantidade de carboidratos do alimento também pode favorecer o ganho de peso, que dependendo do caso pode levar à obesidade, e o desenvolvimento da pré-diabetes ou diabetes.

Se você costuma fazer ou consumir pamonha com leite e manteiga, que podem estar presentes em algumas receitas, o problema acaba sendo ainda maior. Ambos são fontes de gorduras, as quais contribuem ainda mais para a obesidade, e podem causar problemas cardiovasculares diversos. Sendo assim, se for comer pamonha, procure ter muita moderação, e dê preferência pelos preparos mais simples.

Leia mais: Paçoca é remosa? Saiba o quão prejudicial ela pode ser para a nossa saúde

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação