Paçoca é remosa? Saiba o quão prejudicial ela pode ser para a nossa saúde

A paçoca é um dos doces mais saborosos e simples que existem, mas é bom ter cuidado

Com a chegada da festa junina, começamos a pensar nos doces que estão por vir. Opções não faltam, mas poucas s tão marcantes e saborosas quanto a paçoca. Inclusive é o tipo de doce que poucos sequer esperam a chegada das festas juninas para poder comer. Mas nesses casos, é preciso tomar cuidado com o exagero. Venha com o SaúdeLab e entenda se a paçoca é remosa, e o quão prejudicial ela pode ser para a nossa saúde.

À primeira vista, a paçoca pode parecer bastante inofensiva, já que ela é basicamente um doce de amendoim, e é muito simples de se fazer. Contudo, quando se trata de alimentos remosos, a simplicidade pouco importa. Certos ingredientes são remosos por natureza. Portanto é importante questionar se a paçoca é remosa e basear o nosso consumo a partir dessa questão.

Ingredientes da paçoca e suas características

Conforme fora dito, a paçoca é um doce bastante simples, que leva poucos ingredientes e pode ser feita em casa tranquilamente. Dito isso, analisar esses ingredientes é uma das chaves para entender se a paçoca é remosa ou não. Começando pelo seu ingrediente principal, que é o amendoim. No geral, ele costuma ser um alimento bastante benéfico, graças as gorduras de alta qualidade que ele possui.

Além do amendoim, a paçoca também costuma usar açúcar, sal e farinha de mandioca em sua composição. Estes ingredientes por sua vez não são tão benéficos quanto o amendoim. Enquanto o açúcar e a farinha de mandioca são riquíssimos em carboidratos, o sal está diretamente ligado com a hipertensão. Mas são esses ingredientes que permitem com que a paçoca fique com o sabor que conhecemos. Agora, vamos entender se eles são o suficiente para saber se a paçoca é remosa.

Leia mais: Bolo de Paçoca Low Carb: receita de preparo fácil (sem açúcar e sem trigo)

O que faz um alimento ser remoso?

Na grande maioria das vezes, os alimentos remosos são ricos em componentes como sal, açúcar, gorduras e óleos refinados, os quais possuem uma característica em comum. No caso, estamos falando da ação inflamatória deles. Ou seja, um alimento remoso é aquele que é capaz de inflamar o nosso organismo quando consumido.

As inflamações pode ser responsáveis por diversos problemas de saúde e doenças, como a gastrite e artrite. Mas quando se fala dos alimentos remosos, geralmente essa ação inflamatória está associada com problemas de cicatrização. Consequentemente, se você fez um piercing, tatuagem ou cirurgia recentemente, é bom evitar o consumo de quaisquer alimentos remosos. Analisando os ingredientes, será que podemos dizer que a paçoca é remosa?

Por fim, a paçoca é remosa ou não?

De antemão, o que leva muitas pessoas a pensarem que a paçoca é remosa é o fato de que seu principal ingrediente é o amendoim, que por sua vez é rico em gorduras. De fato, as gorduras são um dos compostos que podem ter ação inflamatória, mas conforme fora dito, as gorduras do amendoim são de alta qualidade. Por outro lado, isso só significa que o amendoim não é o grande vilão da história.

Infelizmente, é possível afirmar que a paçoca é remosa graças a adição de sal e açúcar que ela sofre. Assim como as gorduras, esses compostos também são inflamatórios. Logo, comer a paçoca em excesso pode lavar a problemas inflamatórios e de cicatrização. Existem opções diets de paçoca, mas ainda assim é bom ficar atento na quantidade. Portanto, sim, a paçoca é remosa e precisa ser consumida com moderação e, se possível, deve ser evitada em situações em que o corpo está em processo de cicatrização.

Leia mais: Ovo de codorna é remoso? Saiba no que ele se difere do ovo de galinha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação