Para que serve açafrão com mel? Saiba tudo sobre essa combinação poderosa

Você sabe para que serve açafrão com mel? Tanto o mel quanto o açafrão são ingredientes muito empregados na cozinha.

No caso, enquanto o açafrão é um tempero versátil, o mel serve como uma excelente alternativa de adoçante.

Mas o que nem todo mundo sabe é que os dois também funcionam muito bem juntos.

Sendo assim, venha com o SaúdeLab, aprenda para que serve açafrão com mel e fique por dentro das suas utilidades.

A princípio, existem diversas aplicações medicinais para o mel e para o açafrão, graças a riqueza de nutrientes dele. Logo, misturar eles significa combinar diversas propriedades diferentes.

Como elas são majoritariamente benéficas em ambos os ingredientes, o impacto da mistura deles acaba sendo positivo. Resta saber especificamente para que serve açafrão com mel de fato.

Para que serve açafrão com mel?

Primeiramente, é importante salientar que o açafrão de que estamos falando é o açafrão da terra, conhecido também por cúrcuma.

Ele é rico em antioxidantes, anti-inflamatórios e outros compostos, os quais são importantes para entendermos para que serve açafrão com mel.

E por incrível que pareça, do ponto de vista medicinal, o mel apresenta características e efeitos similares.

No caso, ambos os ingredientes são antioxidantes e anti-inflamatórios, o que permite o combate de radicais livres e de processos inflamatórios do organismo.

Entretanto, quando se fala sobre para que serve açafrão com mel, não dá pra deixar de comentar sobre o fortalecimento da imunidade que a mistura promove.

Juntos, os ingredientes agem como um forte antibiótico, combatendo microrganismos e infecções diversos.

Outras utilidades do açafrão para a saúde

Favorece a perda de peso: acredita-se que o açafrão possua efeito termogênico no organismo. Isso significa que ele melhora o metabolismo e ajuda na queima de gorduras, promovendo o emagrecimento.

Combate a depressão: a dopamina e a serotonina são dois dos mais importantes neurotransmissores do organismo. Eles estão relacionados à manutenção do humor e bem-estar. E o açafrão por sua vez ajuda a regular os níveis deles, o que combate problemas psicológicos como a depressão.

Protege o sistema cardiovascular: conforme fora dito, o açafrão apresenta compostos antioxidantes que combatem os radicais livres e aumenta a imunidade. Mas outra importante função deles é a redução dos níveis de colesterol e manutenção da saúde cardiovascular.

Promove a saúde da pele: a combinação de ações antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana reforça muito a proteção da pele contra problemas como a dermatite, acne e psoríase.

E o mel? Quais as suas outras utilidades?

Agora que você sabe para que serve açafrão com mel, e conhece os outros usos do açafrão, resta apenas saber das outras vantagens que podemos obter ao incluir o mel no dia a dia.

Cuida das vias respiratórias: sem dúvidas, um dos efeitos mais conhecidos do mel é a sua capacidade de aliviar inchaços e inflamações nas vias respiratórias. Por isso ele é tão popular em remédios caseiros para resfriados, garganta inflamada, gripes e similares.

Ajuda a combater a obesidade: o mel é um produto rico em carboidratos, e portanto precisa ser consumido com moderação. Contudo, tomando esse cuidado, ele na verdade ajuda na manutenção do peso.

Promove a saúde intestinal: outra propriedade muito conhecida do mel é a sua função prebiótica. Ele serve como um ótimo nutriente para as bactérias que compõem a microbiota intestinal.

Melhora a circulação: por fim, assim como o açafrão, o mel também é benéfico para o sistema cardiovascular. Porém nesse caso, os benefícios impactam principalmente a circulação do sangue, que é favorecida, prevenindo a formação de coágulos.

Leia mais:

Compartilhe seu amor
Nicholas Palmeira de Almeida
Nicholas Palmeira de Almeida

Sou Biólogo e Professor autônomo de Ribeirão Preto, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista e com Iniciação Científica publicada. Possuo experiência e formação como Auxiliar de Veterinário, e atualmente trabalho como redator.

Artigos: 1915